No adeus eterno ao Chefe Berto: "Amigos Tão Bons Vale a Pena Juntar"

Várias dezenas de escuteiros representantes de inúmeros agrupamentos da região e os mais altos dirigentes da Direção Regional e do Núcleo de Guimarães do CNE estiveram presentes nas exéquias fúnebres do Chefe Alberto Correia, um dos quatro fundadores (em 1989) do Agrupamento  de escuteiros de S. João das Caldas e que na segunda-feira à noite faleceu repentinamente em sua casa em Vilar-Vizela com 56 anos de idade.



Amigos tão bons vale a pena juntar
Temos um só ideal
À esquerda, à direita poder braço dar
Aspiração igual
 

Todos unidos,
unidos assim 

Fortes, mais fortes

seremos enfim 


Num só querer,
até morrer
Na paz de Deus,
Senhor Todos unidos,
unidos assim Fortes,
mais fortes seremos enfim 


Num só querer,
até morrer
Na paz de Deus,
Senhor.


Este foi o tema (Amigos Tão Bons Vale a Pena Juntar) que os escuteiros cantaram junto ao corpo de um chefe escutista que vai deixar muitas saudades em todos aqueles que lidaram com ele nestes 30 anos de escutismo em S. João das Caldas e antes em Roriz-Santo Tirso, sua terra Natal.
O padre José Machado, assistente do CNE de S. João e o Chefe de Agrupamento Isidro Ferreira, entre outros elementos do escutistas choraram a perda de um grande escuteiro e grande amigo adorado pelos jovens e respeitado por todos.

O Padre José Machado celebrou a missa de corpo presente coadjuvados pelo Padre Samuel, assistente do Núcleo de Guimarães e vice-arcipreste.
No final da Eucaristia o Chefe Isidro Ferreira leu, profundamente comovido, um texto de despedida salientando os altos valores preconizados pelo Chefe Berto como escuteiro, cidadão, marido e pai.
Na igreja soou uma forte salva de palmas.

A urna foi coberta com a bandeira do CNE e quando desceu à terra os escuteiros entoaram um cântico de saudade e depois ouviu-se no cemitério de S. João o Toque do Silêncio de uma aparelhagem sonora.

Nas redes sociais surgiram ontem e hoje inúmeras mensagens de tristeza e fotos pela partida do Chefe Berto que o ddV aqui reproduz algumas.

RITA ABREU
Chefinho, ainda é difícil de acreditar...
Ainda no outro dia estávamos no nosso acampamento de aniversário e estava feliz, na correria do costume... Ainda me contou uma data de histórias, de ter sido "pescado" dos escuteiros de Roriz para os de S. João... Que estava agora a viver a vida, a ir aos escuteiros, já que já tinha os filhos criados..
Ainda não acredito que não vou poder ouvi-lo cantar, com a sua voz grave e que se fazia ouvir de um lado ao outro do acampamento, o melro ou o bravo, bravissimo...
Não sabia eu, que a hora do adeus do acampamento do dia 12 de Maio, seria efetivamente a hora do meu adeus a si... Chefinho do meu coração...
Vou ter saudades da sua atitude rabugenta, mas ao mesmo tempo carinhosa... Dos seus abraços e de o ouvir chamar-me "Ritinha"...
Obrigada por ter sido um exemplo do que é ser escuteiro... Do que é ser uma pessoa generosa, boa, preocupada com os outros e preserverante ... 😢 Foi uma honra ter passado por si, e ainda ter trabalhado (pouco que seja) ao seu lado.
Vai deixar uma saudade imensa nos nossos sábados à tarde, nos nossos acampamentos e, principalmente, nos nossos corações...💛😢
Será o nosso eterno Chefe Berto. ⭐
"Escuteiro Leal, avante! Avante!"

CNE - Núcleo de Guimarães
Ontem ·

A Junta de Núcleo de Guimarães, cumpre o doloroso dever de informar o falecimento do nosso Irmão Escuta, Alberto Maria Rodrigues Correia, Dirigente no Agrupamento 1043-S. João Vizela, do núcleo de Guimarães.
De acordo com o artº 15º do Regulamento Geral do CNE e do ponto 2 do artº 9º do Regulamento de Protocolo do CNE, o Chefe de Núcleo, Ernesto Machado, decreta Luto de Núcleo 7 dias, até 27 de maio de 2019.
A Junta de Núcleo endereça ao Agrupamento 1043- S. João de Vizela e a todos os seus familiares um abraço de solidariedade, endereçando os mais sentidos pêsames pela perda do seu ente querido, sempre com a esperança de que a alma deste nosso irmão encontre a Paz junto de Deus. Que todos nos possamos encontrar um dia no Eterno Acampamento.


JOSÉ OLIVEIRA JUNIOR-CHEFE ZECA DO CNE DE S. MIGUEL - Apresento os meus maiores pesamos à família assim como ao Aagrupamento de S. João. Paz à sua alma.

JORGE GARCIA - Em nome do 1308 Genebra apresento: Sentidas condolências a toda a família e aos irmãos escutas de S. João de Vizela. Que Deus acolha este nosso irmão na sua Tenda Sagrada e lhe conceda o merecido repouso, no Eterno Acampamento.

FILIPE OLIVEIRA
Até sempre chefe Berto
o agrupamento de Lordelo envia grande abraço de amizade e força a todo o agrupamento de São João de Vizela e aos familiares do Chefe Berto.
Que descanse em paz no eterno acampamento.
nós por cá ficamos com a belas lembranças mesmo quando o "melro perdeu a Toita".

HUGO FERREIRA

Um AMIGO que parte
As lembranças que ficam
Tão boas que são.
Um até já CHEFE BERTO



JOANA TEIXEIRA - Chefe Berto era e será sempre um exemplo a seguir. Vamos ter imensas saudades dele.

TONY FREITAS - Grande Homem e Amigo parece mentira. Que Deus o tenha no Céu.
.
REINALDO SALGADO - Grande chefe e companheiro nunca vou esquecer o nosso grande irmão CH.BERTO k descanse em paz.

HUGO PEREIRA - Perdeu-se um bom amigo da minha adolescência até ao dia de hoje! Presto aqui a minha sincera homenagem ao Chefe Berto (Bertinho) Até sempre estarás sempre no nosso pensamento! Obrigado por me teres ajudado a crescer como homem apesar da minha rebeldia... Sentimentos a toda a sua família.


Partilhar