Comunicado do Bloco de Esquerda de Vizela

Bloco lamenta falta de transparência da CMV no caso da homenagem à Lions Club

O Bloco de Esquerda lamenta que o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Vizela, Vitor Hugo Salgado, leve à reunião do executivo propostas de alteração ao orçamento, sem a devida fundamentação, tendo a necessidade de justificar a proposta através da comunicação social local.

Para o Bloco de Esquerda, os princípios mínimos da transparência da governação autárquica exigem que as propostas que envolvem recursos financeiros públicos, devem ser devidamente clarificadas nos órgãos democraticamente eleitos, quer na Câmara, quer na Assembleia Municipal.

Na eventualidade da proposta não ter condições para ser apresentada e votada, com consciência de todos os parâmetros, deveria ter sido apresentada na reunião seguinte e não camuflar e remediar o erro com esclarecimentos através de comunicados, usados também para fazer acusações despropositadas à oposição que levantou legitimamente a questão.

O Bloco de Esquerda considera que esta postura de Vitor Hugo Salgado revela falta de cultura democrática, incapacidade para governar de forma transparente e vícios autoritários provocados por uma maioria absoluta.

Por outro lado, no entender do Bloco de Esquerda, a reconhecimento público a associações deveria assentar no trabalho desenvolvido pela associação em prol da comunidade. No caso particular da Lions Club, não se conhece intervenção que justifique este gasto na homenagem, não podendo a Câmara Municipal de Vizela homenagear uma instituição com base na atividade em concelhos vizinhos.

Por isso, para o Bloco de Esquerda, a verba deveria ser utilizada para apoiar as imensas associações vizelenses, com atividade consistente ao longo dos anos e muito relevante socialmente, que carecem de recursos para potenciar as suas iniciativas.

Bloco de Esquerda
Núcleo de Vizela