Inauguração do jardim sensorial no Jardim de Infância de S. João

O Presidente da Câmara Municipal e o restante Executivo participaram ontem na inauguração do jardim sensorial no Jardim de Infância de S. João.


O Jardim de Infância de S. João ganhou hoje um novo espaço, com um jardim sensorial, cujo objetivo principal é o de estimular as crianças, que poderão usar todos os sentidos para terem contato com diferentes tipos de texturas, aromas e sensações.

A inauguração contou com a presença aberta à comunidade, e dos parceiros nesta obra, nomeadamente encarregados de educação, União de freguesias de Caldas de Vizela S. Miguel e S. João, Agrupamento de Escolas de Vizela e Câmara Municipal de Vizela.

Na sua intervenção, o Presidente da Câmara destacou a parceria da Autarquia com as Juntas de Freguesia, em especial neste caso com a União de freguesias de Caldas de Vizela S. Miguel e S. João, através de protocolos de delegação de competências para a resolução de problemas correntes e diários de reparações nas escolas, apostando no fator proximidade, que se tornou determinante e preponderante no que respeita às efetivas necessidades dos estabelecimentos de ensino.

A Câmara Municipal encara este projeto do jardim sensorial, candidato à 16ª edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho, com o nome “Estimular os sentidos através do Jardim Sensorial”, como uma mais-valia significativa para as crianças, pois estas poderão estimular o tato tocando em relva natural, relva artificial, madeira, uma cozinha de lama, areia fina, areia grossa, pedrinhas, casca de carvalho, entre outros, estimular o olfato com as ervas aromáticas e aguçar os sentidos com a música, o ábaco e um circuito da água que julgamos ser único na região.

As atividades deste jardim sensorial visam, não apenas brincar, mas também funcionar como um complemento da função pedagógica dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula com os alunos.

Partilhar