13 DE AGOSTO AS DATAS DA HISTÓRIA


1912 - No Mourisco-Clube (Castelo da Ponte que era espaço de diversão), é apresentada a Revista Vizella pela firma de teatro Fraternaes Amigos & Companhia.

1990 - Comissão de Festas da Vila liderada por Luís Madureira apresenta a revista à portuguesa Ora Bate Manso com Eugénio Salvador e Otávio Matos.


1995 - Pela primeira e única vez são eleitos os Reis das Festas de Vizela (e não apenas a Rainha) 1995. A Rainha eleita foi Isabel Sousa, de Santa Eulália e o Rei Vítor Ribeiro de Santo Adrião. 

2000 - No decurso das Festas de Vizela sai à rua um cortejo etnográfico. À noite o cantor Rui Veloso, atua no multiusos.

2004 - Banda Eva, Santos & Pecadores e Broa de Mel são cabeças de cartaz das Festas de Vizela.


2007 - Paulo Gonzo actua nas Festas de Vizela.

2009 - Pedro Abrunhosa actua nas Festas de Vizela, espaço Multiusos.

2011 - Freguesia de S. João das Caldas lança Revista.

2011 - Jorge Almeida toma posse como Presidente da Direcção do Futebol Clube de Tagilde, agremiação que participa no campeonato da I Divisão da Associação de Futebol Popular de Guimarães.

2012 - José Cid está de volta a Vizela para cantar nas Festas da Cidade. 

2014 - Os Azeitonas atuam nas Festas de Vizela.


2016 - Cantora Áurea, uma das maiores artistas da atualidade arrasta multidão às Festas de Vizela.


2017 - Cantor brasileiro Gabriel o Pensador atua no espaço multiusos no decurso das Festas de Vizela.


2018 - Rui Veloso atua na Festas de Vizela, no Multiusos, com grande multidão a assistir.

2019 - Banda Amor Electro atua nas Festas de Vizela.


2019 - Câmara de Vizela lança primeira pedra do canil em Infias.

2021 - Concerto da banda da Sociedade Filarmónica Vizelense na Praça da República serve para lançamento do quarto compacto disco (CD) com temas de Joaquim Chicória gravado.

2023 - Cantor Carlão atua nas Festas de Vizela com multiusos a abarrotar.

2024 - Homenagem póstuma musical nas Festas de Vizela a Manuel Campelos fundador do Movimento para a Restauração do Concelho no centenário do seu nascimento. 

FALECEU NESTA DATA

2008 - Lucinda Ferreira Meira (Santa Eulália)
2009 - Teófilo Mendes (S. Miguel)
2014 - Inês da Silva (S. Miguel)

2020 - Teresa Gomes Leite de Carvalho (S. João)

1996 - António Fernandes - 'Lela' (S. Miguel)  

1996 - Joaquim Gomes da Costa (S. João)

2024 - Anselmo Anacleto Almeida Leite (S. Paio).


E F E M E R I D E S 

1899 Nasce o cineasta britânico Alfred Hitchcock, realizador de "Janela indiscreta", "O desconhecido do Norte-Expresso", "Os pássaros" e "Chantagem".

1946 Morre, com 79 anos, o escritor britânico H. G. Welles, autor de "A guerra dos mundos" e "A máquina do tempo".

1961 Guerra fria. Começa a construção do Muro de Berlim, como resultado de um decreto aprovado pela Volkskammer ("Câmara do Povo") da Alemanha Oriental. Viria a ter cerca de 110 quilómetros de comprimento, em redor de Berlim Ocidental, e perduraria por mais de 28 anos.

1994 Fernanda Ribeiro sagra-se campeã da Europa dos 10.000 metros, em Helsínquia, na Finlândia.

1996 Morre, com 86 anos, o marechal António de Spínola, primeiro presidente da República, não eleito, após o 25 de Abril de 1974, antigo comandante-chefe e governador da Guiné-Bissau, ex-vice-chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, autor de "Portugal e o futuro".

2008 O nadador norte-a-mericano Michael Phelps torna-se o atleta mais titulado na história dos Jogos Olímpicos, ao chegar às 11 medalhas de ouro, depois de somar mais duas medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos Pequim 2008.

2014 Morre, aos 66 anos, Emídio Rangel, jornalista, fundador da rádio TSF e antigo diretor-geral das tele-visões SIC e RTP.

2017 A atleta Inês Henriques conquista a medalha de ouro nos 50 quilómetros marcha dos Mundiais de atletismo, em Londres, Inglaterra, juntando ao troféu o novo recorde do Mundo, que já lhe pertencia.

2022 O ciclista Iúri Leitão conquista a medalha de ouro em "scratch" masculino dos Europeus multi-desportos de Munique, na Alemanha, a primeira de Portugal, ao vencer destacado a prova.

Eventos históricos

1920: Começa a Batalha de Varsóvia
1961: Início da construção do Muro de Berlim

Partilhar