Rotários com o tema Turismo em discussão

Que tipo de Turismo pretende Vizela atrair foi o principal assunto de um tema demasiado abrangente.


Jorge Coelho, coordenador do Turismo em Vizela e Fátima Pereira, em representação da Confraria de S. Bento das Peras abordaram na sede do Rotary Clube de Vizela, diversas questões relacionadas com o Turismo numa sessão aberta por Xavier de Freitas, presidente do Rotary Club de Vizela e que contou com a presença de diversos convidados.
Xavier de Freitas anunciou que estas reunião sobre Turismo já havia sido marcada antes do bolinhol de Vizela ter sido eleito uma das Sete Maravilhas de Portugal.


Jorge Coelho abordou o Turismo internacional e nacional deixando aos presentes ainda o ponto da situação sobre esta área no jovem concelho. A falta de alojamento em Vizela para receber turistas, «a fraca resposta que o único Hotel 4 Estrelas (numa escala de 0-10 situa-se nos 6,7, na internet referiu Jorge Coelho com dados apresentados) e as Termas têm dado, os poucos monumentos, para além da Ponte Romana, e o facto de Vizela ainda carecer de visibilidade nos mapas turísticos, sendo por isso necessário dar-se continuidade à actual dinâmica de comunicação, promoção e divulgação"., são alguns pontos que o coordenador do Turismo no Concelho julga ser importante aflorar.


Durante mais de duas horas, convidados, rotários e oradores principais discutiram o que pode de facto galvanizar uma terra que nos anos 20 e 30 estava constantemente pejada de turistas e aquistas dispondo de inúmeros hotéis e pensões sempre cheios, com todas as opiniões a convergirem que o renascimento de uma Vizela turística passa pelo bom funcionamento das Termas «que apesar das recentes obras continuam a dar poucos resultados», da falta de alojamento, da reabertura do casino quiçá com a roleta de jogo que já teve, e pela união em algumas organizações, inclusive a religiosa, onde cada qual parece puxar a brasa à sua sardinha.

FESTAS SÃO BOAS PARA O TURISMO
Jorge Coelho, aproveitando a presença do arquitecto Filipe Costa,  salientou que as obras que vão iniciar na Praça da República e Jardim também terão de oferecer condições turísticas e sobretudo de mobilidade, factores que considera que anteriormente foram desconsiderados por outros.
O coordenador turístico, que fez questão de dizer tudo o que achava bem e achava mal, até porque não vota em Vizela, «faço-o nas minhas funções pois não sou aqui eleitor nem me interessa a política partidária» referiu ainda que as festas que a Câmara de Vizela e outras entidades promovem são um bom cartaz turístico para Vizela: «Pode haver quem não goste e critique, mas são, de facto, de muito interesse para o nosso Concelho que hoje é mais falado e divulgado».
Fátima Pereira fez uma viagem pelo tempo entre o que era a ermida de S. Bento das Peras antes e depois da constituição da Confraria exibindo fotos onde o eucalipto tudo dominava antes da grande intervenção que a ermida recebeu e que viria a conferir-lhe o estatuto de Santuário.
Muitos outros assuntos foram abordados numa sessão viva e interessante de seguir com Xavier de Freitas a prometer que este assunto do Turismo poderá regressar à agenda do Rotary Clube de Vizela em prol do concelho vizelense.



Partilhar