15 DE OUTUBRO AS DATAS DA HISTÓRIA


2007 - Câmara Municipal de Vizela compra o Castelo da Ponte aos herdeiros de Armindo Ribeiro de Faria.





1950 - É lançado o primeiro número do quinzenário JORNAL DE VIZELA. Tem como diretor e proprietário Ary de Almeida Elias da Costa e chefe de redação Ângelo Pinto Camelo.  Publica na primeira página uma entrevista com o vereador de Vizela na Câmara de Guimarães, Manuel Faria. Na nota de abertura faz votos para que o Notícias de Vizela ressurja para em conjunto com o JDV lutar por Vizela.

1966 - Morre em combate na Guiné o soldado José Maria Fernandes, de 22 anos de idade. Era natural de Tagilde, freguesia onde se encontra sepultado.

1992 - A designação de "Lugares" cai de utilização na cidade ficando todas os números de polícia em "Ruas".

1993 - A historiadora vizelense Maria José Pacheco, deputada municipal socialista, tem uma profunda intervenção na Assembleia Municipal de Guimarães em defesa da criação do concelho de Vizela calando todos os anti-vizelenses conforme escreveu o jornal O Povo de Guimarães. Belmiro Martins (PSD) criticou a falta de obras em Vizela na mesma sessão municipal.


1984 - Entra em vigor o novo Código Postal de Vizela (4815) que abrange as freguesias de S. João, S. Miguel, Conde, Infias, Lordelo, Moreira de Cónegos, Tagilde, S. Paio, S. Faustino, Santo Adrião e Regilde.
Estas populações eram servidas pelo código postal 4800 de Guimarães. O MRCV teve mérito nesta conquista ao ser o interlocutor do anseio dos vizelenses em terem a sua própria zona de distribuição postal.

1985 - Entra em atividade a Escola Secundária de Vizela com o seu primeiro ano letivo.

 1987 - João Batista Novais Pinheiro passa ao Quadro de Honra da Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vizela. Era bombeiro desde 1965.

1989 -  O FC Vizela realiza o primeiro jogo oficial no seu novo estádio defrontando o Joane que vence por 2-0. Douglas ficou na história por ter sido o primeiro jogador a marcar. O onze do FCV foi constituído por Quim; Luís Carlos, José Carlos, Lima Pereira e Rifa; Adélio, Pisco e Filipe; Marco, Marçal e Isacc. No segundo tempo entraram Douglas e Altino.


1997
- Fundação da União Desportiva e Cultural de Santo Adrião de Vizela. Numa reunião para o efeito foi nomeado Presidente da Direção, Manuel Fernando Monteiro dos Santos; Presidente da Assembleia-geral, José Maria da Silva Pedrosa e Presidente do Conselho Fiscal, Paulo Manuel Pinto Monteiro.




2007 - A Câmara Municipal de Vizela compra aos herdeiros de Armindo Ribeiro de Faria por 900 mil euros o Castelo, edifício secular mandado construir para sede de Concelho, por aquele vizelense.

2007 - Com 104 anos de idade morre Camila Ferreira, de Tagilde, a pessoa mais idosa do concelho de Vizela.

2009 - Ao fim de cinco anos como treinador do Grupo Desportivo da Fundação Jorge Antunes, treinador Paulo Tavares dá o lugar a Paulo Leite devido aos maus resultados de início de época.


2008 - Padre Constantino Matos de Sá, pároco de S. Miguel das Caldas e vice-arcipreste do arciprestado Guimarães-Vizela, é homenageado como "Profissional do Ano" pelo Rotary Club de Vizela presidido por Xavier de Freitas. O arcebispo da Arquidiocese de Braga, D. Jorge Ortiga junta-se à cerimónia tal como Francisco Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Vizela.

2009 - Luís Araújo assume equipa técnica do Santo Adrião (I Divisão AFB) depois da saída de Alexandre Costa para o Vilarinho.

2010 - Escola Secundária de Vizela evoca 25 anos de existência.

2016 - É constituída no Cartório de Vizela a Associação Vizela Sempre, presidida por Victor Hugo Salgado que viria a ganhar as eleições autárquicas de 2017.

2017 - O FC Vizela passa à 4ª eliminatória da Taça de Portugal depois de eliminar em casa do Sintrense (3-1).

2018 - Com 85 anos de idade, morre o industrial José Machado de Almeida da JMA de S. Martinho do Campo, sócio benemérito dos Bombeiros de Vizela e do Futebol Clube de Vizela

2020 - Presidente da Câmara de Vizela, Victor Hugo Salgado testa positivo para a covid-19 e fica em confinamento de dez dias em sua casa. Apesar de retido em sua casa, Presidente desenvolve através dos meios disponíveis importante ação no combate à pandemia mantendo contato com o exterior via telemóvel. Ler aqui

2022 - FC Vizela (I Liga) elimina o Penafiel (II) da 3ª ronda da Taça de Portugal no estádio 25 de Abril. A eliminatória foi decidida nas grandes penalidades. Ler aqui 
 

NASCEU NESTA DATA

1968 - Tonel Miranda, Sociedade Filarmónica Vizelense.
1987 - Simão Ferreira, chefe fanfarra Família Peixoto.
1977 - Patrícia Silva, advogada vizelense.
1999 - Tomás Silva, jogador FCV 2020-2023.


FALECEU NESTA DATA

2001 - Agostinho Freitas (S.João)

2007 - Felicidade Vieira de Faria (S.João)
2012 - Domingos Daniel S. Silva "Pelé (Vizela)

2018 - José Machado Almeida, industrial benemérito associativo.
2018 - Miquelina da Silva Alves Poleri (S. Miguel)
2018 - José Miguel Santos Silva (Moreira-Braga) 

2020 - António Pereira (Moreira de Cónegos)

2021 - Maria Emília Vale Lima (S. Paio) 


NACIONAL E INTERNACIONAL

 Eventos históricos

1880: Inauguração da Catedral de Colônia
1997: Lançamento da sonda Cassini-Huygens.

Partilhar