20 DE OUTUBRO AS DATAS DA HISTÓRIA

Diariamente no ddV a história de Vizela. 




1889 - O Padre  João Oliveira Guimarães (Abade de Tagilde) concorre a deputado do Parlamento pelo Círculo de Guimarães, em representação do Partido Progressista. Seria derrotado por Franco Castelo Branco do Partido Conservador.

 


1932 - Dr. Ribeiro de Faria é nomeado médico adjunto das Termas de Vizela.

 1954 - No salão de festas do Cine Parque é proposta uma nova direcção tendo sido eliminado o deliberado na assembleia anterior (a 14 de Outubro) que conferia Alcino Alves como novo Presidente do FCV. São eleitos os novos órgãos sociais. Presidente da Direcção: António Simões Moura; Presidente da Assembleia-geral: José Luís de Almeida (Presidente da Direcção). O Presidente do Conselho Fiscal não foi nomeado nem eleito.

1976 - O CDS propõe na Assembleia da República a elavação de Amadora a concelho. O MRCV encaminha um telegrama a recordar as pretensões de Vizela. O Partido pediu mais elementos para estudar a causa de Vizela.


1984 - Vizelenses retêm momentaneamente comboio na estação de Vizela durante dez minutos em protesto contra a classe política pelo adiamento da criação do concelho.

1985 - FC Vizela vence em casa o Varzim por 1-0 em jogo da II Divisão.

2000 - Francisco Salgado é eleito Chefe de Agrupamento do Corpo Nacional de Escuteiros de S. Miguel vencendo João Polery nas eleições. Rende José Oliveira Júnior que liderou o agrupamento fundado em 1966 durante 30 anos.

2006 - Ao fim de 36 anos de carreira o professor António Faria aposentou-se e o Agrupamento Vertical de Escolas de Vizela homenageou-o. Durante 19 anos, foi Presidente da EB 2,3 (Ciclo-Escola Preparatória Pereira Caldas) de Vizela.

2010 - O Grupo Folclórico de Tagilde, recentemente fundado, faz a sua primeira actuação no Magusto da comunidade local, prometendo muitas atuações.  


2012 - É inaugurado o Centro Escolar de S. Miguel pelo presidente da Câmara de Vizela, Dinis Costa. 

O Centro Escolar de S. Miguel, que abriu as portas no início deste ano letivo custou cerca de três milhões de euros, entrando a funcionar com 12 turmas do 1.º ciclo (240 alunos), três salas do pré-escolar (75 crianças), duas salas de Unidade de Apoio à Multideficiência, uma biblioteca e um refeitório.
Alberga os alunos que saíram da EB1 S. Miguel, da EB1/JI Teixugueiras e do Jardim de Infância de Padim.


2012 - O Santa Eulália recebe o FC Porto no estádio do FC Vizela sob a presença de 5 mil pessoas em jogo da III eliminatória da Taça de Portugal. Os portistas vencem por 0-1 com golo de Danilo mas os parabéns foram para a equipa eulalense pela forma como bateu o pé.

2019 - O FC Vizela, do Campeonato de Portugal, elimina em Lisboa da 4ª Eliminatória da Taça de Portugal o Casa Pia vencendo por 1-3.

FALECEU NESTA DATA
1994 - José Maria Batista (S. João)
2003 - Joaquim Pereira - Quintal (S.Miguel)
2013 - Arlindo José Carreira L. Guimarães (Braga)
2014 - António Manuel Ferreira Varela (S.João)
2019 - Maria da Glória Fernandes (S.Adrião)

Nacional e internacional

Eventos históricos

1973: Inauguração da Ópera de Sydney


Partilhar