25 DE OUTUBRO AS DATAS DA HISTÓRIA

.


1863 - Dr. José Joaquim da Silva Pereira Caldas ocupa o cargo de secretário-geral da Exposição Agrícola Distrital que decorre no Campo de Sant'Ana, em Braga e que concentrou os melhores produtos da região expostos pelos ilustres dos concelho vizinhos


1952 - Estação de Vizela recebeu uma menção honrosa no XI Concurso das Estações Floridas, organizado pela Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses e pela Repartição de Turismo do Secretariado Nacional de Informação sendo nessa altura o chefe de estação Manuel Freitas.

1958 - Câmara de Guimarães compra por 57.900 escudos (cerca de 300 euros) os terrenos do Campo Agostinho de Lima, no lugar da Vista Alegre em S. Miguel das Caldas, de forma ao FC Vizela poder continuar a utilizá-lo.

1983 - Com o Abílio Torres na Presidência, é apresentada a Comissão de Festas da Vila de Vizela para 1984.


1989 - São entregues no Tribunal de Guimarães as listas concorrentes às eleições autárquicas em Vizela. O líder do MRCV, Manuel Campelos, concorre pelo PPM em S. João e nesta freguesia concorrem ainda Joaquim Almeida pelo PSD;  Abílio Meneses pelo PS (vencedor) e pela CDU, Joaquim Costa. Em S. Miguel, Dinis Costa pelo PS (vencedor); Joaquim Duarte da Silva (CDU); José Borges (PSD) e António Ribeiro (CDS).
 
1995 - A Câmara de Guimarães delibera um subsídio de 8 mil contos (40 mil euros) para o Futebol Clube de Vizela indemnizar os feridos da derrocada duma bancada em 1988 no campo Agostinho de Lima antes do jogo Vizela-Tirsense. As vítimas pediam 11 mil contos na totalidade mas aceitaram a redução da verba indemnizatória. A bancada tinha sido montada pelos serviços municipais sem o mínimo de segurança. 


1996 - Terra para cima dos achados arqueológicos descobertos na Praça da República. 

2004 - António Neto é reeleito Presidente da Casa dos Dragões do Vale do Vizela.

2005 - Tomaram posse os novos presidentes das freguesias do Concelho: 
José Carlos Sousa, PS, S. Miguel
Mário José Oliveira, PS, S. João
José Peixoto, PS, Infias
António Costa, PSD, S. Adrião
Domingos Lima, PS, Tagilde
José Monteiro, PS, S. Paio
Joaquim Meireles, PS, Santa Eulália.

2015 - FC Vizela joga pela primeira vez para um campeonato (CNS) com o Torcatense de S. Torcato-Guimarães. Venceu por 2-0.

2006 - Fundação da Associação Cultural Recreativa e Desportiva da Lage-Vizela.

2006 - Adalberto Fausto, desenhador industrial, é homenageado pelo Rotary Club de Vizela com a categoria de «Profissional do Ano. João Ilídio Costa é Presidente do RCV.


2008 - Adruzilo Lopes vence agrupamento de produção do Campeonato Nacional de Ralis.
 2015 - Eleições na Real Associação dos Bombeiros Voluntários de Vizela com duas listas a sufrágio. Venceu a lista A liderada por Ilídio Costa contra a B de Paulo Lopes. Votaram 752 sócios.

FALECERAM NESTA DATA

2010 - José da Costa (sócio nº 1 do FC Vizela)

2005 - Fernando Campos - Senhor das Pipocas 

2005 - José Ribeiro de Freitas Guimarães (S.Miguel)

2022 - Joaquim Luís Gonçalves (S.João)

 Eventos históricos

1671: Jápeto, lua de Saturno

Partilhar