9 DE OUTUBRO AS DATAS DA HISTÓRIA

1998 - Toma posse a Comissão Instaladora do Município de Vizela. Francisco Ferreira foi nomeado presidente pelo Governo.



1750 - Fica concluída a Igreja de S. Salvador de Tagilde que começou a ser erigida no Século XVIII, no mesmo local onde já existira outrora uma igreja medieval. A sua fachada é de estilo barroco, o remate frontal e a sua torre de estilo neoclássico.


1873 - Instalação da companhia dos Banhos de Vizela. Balneário das Termas de Vizela. Localizado na freguesia de S. João, na Rua das Termas.
Segundo um estudo do eng. Adelino campante, "O projeto do Eng. Dejant era anterior à construção da estrada Real nº 36. Esta dividiu em dois o terreno do Passal de S. João prejudicando o referido projeto. O Eng. Dejant  foi realmente quem escolheu o terreno da Bouça das Pedras, pertencente ao antigo Passal, como local da futura instalação do Estabelecimento Termal. Esta localização foi muito contestada pelos interesses instalados, caso dos proprietários dos banhos da Lameira que iriam ficar prejudicados, com a alegação de que após o transporte a água perderia as suas propriedades medicinais.ficou assim parado durante cerca de 10 anos, tendo sido nesse intervalo inaugurada a nova estrada (1872). Quando os ânimos amainaram, foi então convidado o Eng. Cesário Augusto Pinto, que já era colaborador da CMG, para fazer novo projeto. Na apresentação deste projeto Cesário Augusto Pinto justifica as razões que levaram à modificação do projeto anterior. Foi com base neste novo projeto que se construiu toda a ala sul do referido estabelecimento. (As obras pararam em 1891 por  esgotamento do capital). Tenho cópia de todos os pagamentos efetuados com as obras que decorreram entre 1875 e 1881. Os primeiros pagamentos foram a Cesário Augusto Pinto. (Este livro de pagamentos encontra-se no espólio de Ignácio Rodrigues que foi o empreiteiro das obras).  Cesário Augusto Pinto visitou os principais balneários europeus da época para poder apresentar no projeto as melhores soluções. O Balneário foi inaugurado em 8 de Maio de 1881. Só aproximadamente metade do velho Estabelecimento que conhecemos estava construído. Em 1888 foi contratado o Eng. Terra Vianna (Professor no Politécnico do Porto) para proceder a algumas adaptações nas construções efetuadas e ao projeto anterior. Não foi acrescentada área construída. Foram alterados alguns pormenores construtivos e adquiridos mais equipamentos. A ala norte só foi construída a partir de 1920, já depois do falecimento do Dr. Abílio Torres. O Eng. Cesário Augusto Pinto Cardoso de Mendonça, nasceu em 1825 e faleceu em 1896. Está sepultado no cemitério de S. João das Caldas, no jazigo nº 64, pertencente à família de sua esposa. As datas constantes no epitáfio estão erradas.As instalações termais foram oficialmente inauguradas em 1892".

1873 - Constituiu-se, na sede do Banco de Guimarães, na Praça de Santiago, a Companhia dos Banhos de Vizela. A assembleia geral instaladora, reunida naquele dia, contou com a presença de 35 subscritores, tendo sido presidida pelo barão de Pombeiro e secretariada por Alberto Sampaio e António Matos Chaves. Além da aprovação dos estatutos e bases da Companhia, a assembleia nomeou uma comissão para proceder à legalização da sua instalação Barão de Pombeiro, António José Ferreira Caldas, dr. Alberto Sampaio, Francisco Ribeiro Martins da Costa, residentes na cidade de Guimarães, e Joaquim Ribeiro da Costa, de Vizela.
Instalada a Companhia dos Banhos de Vizela, iniciam-se negociações com a Câmara de Guimarães para assentar as bases do contrato de concessão que lhe permitiria explorar o aproveitamento das nascentes de águas termais de Vizela, incluindo a construção de estabelecimentos de banhos.

1983 - FC Vizela fica pelo caminho na Taça de Portugal (1983/84) em casa do Cova da Piedade onde perdeu por 2-1. Antes eliminara o Seixal.

 1997 - É aprovada a revogação da "Lei Travão" (a norma inserida na Lei Quadro de Novos Municípios)  que só permitia a criação de novos concelhos depois da Regionalização. Assim, ficou o caminho aberto para a criação do concelho de Vizela.

1998 - Toma posse no Governo Civil em Braga a Comissão Instaladora do Município de Vizela. Em cerimónia presidida pelo secretário de estado da administração local e ordenamento do território, José Augusto Carvalho, são empossados o presidente Francisco Ferreira (PS), Carlos Alberto Costa (PSD), Joaquim Costa (PS), José Pedro Marques (PS) e Manuel Campelos (MRCV).

2005 - O Partido Socialista vence, pela segunda vez, as eleições autárquicas no Concelho de Vizela. Câmara, Assembleia Municipal e 6 das 7 freguesias do concelho são do PS. Apenas Santo Adrião se mantém do PSD.
Francisco Ferreira é reeleito Presidente da CMV e João Cocharra presidente da Assembleia Municipal. José Carlos Sousa (S. Miguel), Mário José Oliveira (S. João), Domingos Lima (Tagilde), José Monteiro (S. Paio), Joaquim Meireles (Santa Eulália e José Peixoto (Infias) são os seis presidentes de Junta de Freguesia (re)eleitos nas listas do PS. António Costa (Santo Adrião) é reeleito pelo PSD. No quadro o resultado para a Câmara Municipal.

2006 - Bock, um dos melhores goleadores dos últimos tempos do FC Vizela sai do clube em diferendo com o treinador Manuel Correia.

2021 - Após as eleições de 26 de Setembro, toma posse a nova Câmara e a nova Assembleia Municipal de Vizela com Victor Hugo Salgado e Fernando Carvalho nas respectivas presidencias. 

2022 - O Vizela vence o Casa Pia por 0-1 em jogo decorrido no Estádio Nacional do Jamor.  Raphael Guzzo marcou o golo. Ler mais aqui.

2023 - Baltazar Oliveira, ex-presidente da Casa do Povo morre debaixo de um trator enquanto lavrava um campo em Vilarinho. 


NESTA DATA NASCEU...

1948 - José Marques "Guerra" músico do quadro da Sociedade Filarmónica Vizelense.
1971 - Quim Berto, jogador do Futebol Clube de Vizela em 2005-6, 2006-7, 2007-8, 2008-9 e treinador
1979 - Padre Marcos Nuno Ribeiro Faria, natural de Santa Eulália, pároco de Valbom-Porto.

1947 - Adérito Costa, fotógrafo amador.

FALECEU NESTA DATA
2011 - Teresa de Jesus de Sousa
2014 - Joaquim Pereira Lobão (S.Miguel)

2023 - José Maria Silva (S.Eulália)

Nacional e Internacional

 

Eventos históricos

1604: A Supernova de 1604, fotografada em 2000

Partilhar