Formação do FC Vizela recebe certificado 4 estrelas


O Futebol Clube de Vizela recebeu ontem no seu estádio a placa e o diploma que certifica este clube com 4 estrelas ao nível da formação de jogadores.


A entrega foi feita, em nome da FPF, por Manuel Machado, ex-presidente do FC Vizela e atual Presidente da Associação de Futebol de Braga, ao Presidente da Direção, Eduardo Guimarães, José Borges, Presidente da Assembleia geral, Xavier de Freitas, presidente do Conselho Fiscal e Diogo Godinho Presidente da SAD do Clube entidade que superintende o escalão de júniores sub 19.
Eduardo Guimarães mostrou-se grato por esta distinçãosalientando que a formação de atletas será sempre uma das bandeiras mais importantes do clube a que preside.

Processo de Certificação da FPF – Enquadramento

- O Processo de Certificação da FPF teve início em Janeiro de 2015, com o intuito de dar resposta à legislação prevista sobre esta matéria, Lei 28/98, de 26 de Junho (entretanto substituída pela Lei 54/2017, de 14 de Julho) -“Para efetuar o registo de Contratos de Formação Desportiva (CFD), na respetiva Federação, o Clube tem que obter a Certificação como Entidade Formadora.”.- Para além do imperativo legal, o processo assumiu desde o início o objetivo de avaliar, reconhecer e certificar a atividade de todas as Entidades que disponibilizam formação nas modalidades de futebol e futsal a jovens praticantes até aos 19 anos e, dessa forma, contribuir de forma decisiva para elevar os padrões de qualidade do processo de formação dos praticantes em Portugal.
Em 2018, decorridos três anos, o processo acolheu e avaliou cerca de 60 Entidades com formação na modalidade de futebol, essencialmente de Clubes da I e II Liga, mas também já de alguns Clubes do Campeonato de Portugal e das divisões distritais. 
- A partir da época 2018-2019, o processo ficou aberto a todas as Entidades que disponibilizam atividade de futebol e/ou futsal para jovens até aos 19 anos, independentemente do seu enquadramento competitivo tendo o Vizela sido um dos clubes certificados com as 4 estrelas, sendo o nível mais alto 5 estrelas.

Partilhar