"Anuário Financeiro dos Municípios prova mentira do PS Vizela"

Comunicado da Câmara Municipal de Vizela


O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses apresenta uma análise económica e financeira das contas dos 308 municípios relativas ao exercício económicos de 2018.
Este documento resulta de um trabalho que envolve dois centros de inves­tigação, designadamente o Centro de Investiga­ção em Contabilidade e Fiscalidade (CICF) do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) e o Centro de Investigação em Ciência Política (CICP) da Universidade do Minho.

Após a análise do documento em apreço, e apesar de todo o investimento efetuado na reorganização dos serviços da Câmara Municipal, é possível constatar que, dos 308 municípios, o Município de Vizela está entre os 50 municípios que apresentaram os melhores resultados económicos (resultado líquido do exercício).

Do mesmo modo, e no que concerne aos resultados operacionais – resultados anteriores a resultados extraordinários e financeiros –, o Município de Vizela apresenta-se entre os 15 municípios que apresentaram os melhores resultados, posição nunca obtida e que resulta da evolução financeira positiva da Autarquia decorrente das medidas implementadas pelo atual Executivo Municipal.

Acresce, ainda, que, quanto ao prazo médio de pagamentos do Município de Vizela, é possível afirmar que o mesmo, quando comparado com o ano de 2016 (60 dias), reduziu, até à presente data, praticamente para metade, ou seja, 31 dias.

Por outro lado, relativamente às taxas e receitas de IMI, fica objetivamente demonstrado pelo Anuário Financeiro que o PS Vizela mentiu aos Vizelenses quando afirmou que o atual Executivo Municipal não baixou os impostos (e só o pretende fazer em ano de eleições), pois, segundo aquele documento, o Município de Vizela foi a décima primeira autarquia com maior redução do valor da taxa de IMI e a vigésima segunda que apresenta uma maior diminuição do montante cobrado daquele imposto, apresentado um decréscimo significativo desta receita.

Atento o exposto, e não obstante a pesada herança deixada pelo Partido Socialista, é manifesto que o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses relativo ao ano económico de 2018 conclui que a gestão adequada, rigorosa e equilibrada das contas do Município que tem sido desenvolvida pelo atual Executivo Municipal apresenta resultados manifestamente positivos.



Câmara Municipal de Vizela
13 de novembro de 2019

Partilhar