Exposição de Viana Paredes na Biblioteca de Vizela

Natural de Guimarães, Viana Paredes é diplomado pelas Belas Artes do Porto e leciona Artes Visuais no ensino secundário na Escola Secundária Francisco de Holanda, em Guimarães.

Tem participado em diversas exposições individuais e coletivas e são suas inúmeras obras de arte pública como o monumento ao Bombeiro de Guimarães e Caldas das Taipa e as estátuas de S. Francisco e de S. Gualter, em Guimarães, entre outras.
A exposição estará patente até dia 27 de Dezembro.

“Eclética”
Óleos sobre tela.
Eclética, assim designada, pois trata-se de uma abordagem sobre temáticas diversificadas, onde a linguagem o não é, certamente. Temáticas aliciantes, sem preconceitos ideológicos ou outros, evidenciando o abandono de temáticas mais ou menos comprometidas com uma definição ocasional de cultura. O modo como estas são tratadas, “a linguagem”, é conhecida e marca uma linha no percurso artístico. Considerada a opção de dizer em imagens o que se tornaria limitado em palavras, a presente exposição apresenta-se como um desafio às possíveis e diversificadas leituras que cada observador poderá fazer de acordo com os seus referenciais. Percurso através de olhares, onde o meu é apenas um. Realidades ausentes, recordadas apenas, recriadas em contextos inesperados e reveladores. Transfiguradas. A pintura confronta, evoca, observa-nos – impõe-se como inevitável reflexão sobre, o sentido(s), o significado(s) que se vislumbra, que se adivinha. A beleza deverá perturbar, mais do que consolar! Não será a arte a “presença de uma realidade ausente?”
Horário de visita:
Sábado, 16 novembro –16h30-18h30
Segunda a sexta-feira: 9h00-12h30 / 14h00-17h30

Partilhar