CURIOSIDADE: A Rua Ferreira Caldas

António José Ferreira Caldas nasceu em S. João das Caldas no dia 26-11-1816 e faleceu em 20-02-1893. Era engenheiro.
O nosso colaborador António Cunha nas suas pesquisas sobre Vizela nos mais diversos arquivos, descobriu a ata da Câmara Municipal de Guimarães e uma notícia sobre a atribuição do nome de Ferreira Caldas a uma "nova rua de Vizela".

Rua FC vista da Latino Coelho

Acta da sessão de 12 de janeiro de 1898, do livro de sessões da Câmara Municipal de Guimarães.

“Sessão de 27 de abril de 1881
Sob proposta do Sr. vereador José de Castro Sampaio, resolveu-se que a nova rua entre a estrada real nº 36 e a Lameira das Caldas de Vizela se denominará Rua Dr. Ferreira Caldas."

O jornal Religião e Pátria de 30 de abril de 1881
noticia sobre a atribuição do nome de Ferreira Caldas a uma rua nova em Vizela.
"Na última sessão da Câmara Municipal de Guimarães foi decidido pir esta que a nova rua, aberta nas Caldas de Vizella, para ligar a Lameira com a estrada nova, fosse chamada Rua Ferreira Caldas.
Esta homenagem prestada pelo município aos relevantíssimos serviços feitos aquella florescente localidade pelo ilustríssimo sr. António José Ferreira Caldas, no empenho com que não só promoveu a constituição da Companhia dos Banhos, mas tem proseguido a sua administração e no impulso dado à construção do novo estabelecimento, com sacrifício até dos seus negócios e interesses particulares, e com obsorpcão completa da sua infatigável atividade, é uma justíssima consideração que tanto honra o benemérito cidadão a quem é prestada, como a digna corporação que, em nome do município, lh'a presta."

Partilhar