Fafe: Bloco de Esquerda quer medidas para travar poluição no Rio Vizela

Na sequência de mais um episódio de poluição no Rio Vizela, ocorrida a 17 de Novembro, junto à Barragem da Queimadela, em Fafe, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda quer saber que medidas o Governo vai tomar para punir os responsáveis pela descarga e para garantir que a situação não se repetirá.


No documento entregue na Assembleia da República, subscrito pelos deputados eleitos pelo circulo eleitoral de Braga, José Maria Cardoso e Alexandra Vieira, o Bloco afirma que “não é aceitável que um rio já fustigado por crimes ambientais, lhe seja acrescentado mais este crime, numa zona de uma importância natural para o concelho de Fafe”.

O Bloco de Esquerda considera “urgente a ação de inspeção sobre o acontecido e uma punição exemplar para os responsáveis por este atentado”, bem como “garantir uma fiscalização apropriada para que estas descargas não se repitam”.

“A existência de uma zona de lazer junto ao rio e parque de campismo levanta a necessidade de monitorizar a qualidade da água do rio, para assegurar que não existe qualquer perigo para a saúde pública”, acrescentam os deputados bloquistas.

O Bloco de Esquerda quer, por isso, "conhecer que medidas o Ministério do Ambiente e da Ação Climática assumiu ou vai assumir, eventualmente em articulação com o Município de Fafe para por cobro às descargas poluidoras e garantir a boa qualidade do Rio Vizela".

Partilhar