Faleceu Guilherme Teixeira sócio nº 1 do FC Vizela

O Futebol Clube de Vizela está de luto pela partida do seu mais carismático e mais antigo associado.


Guilherme Teixeira, com 92 anos de idade(na foto a receber o emblema de diamante das mãos do presidente Eduardo Guimarães, em todo de arquivo) faleceu esta noite de morte natural.

A sua grande paixão clubística foi o Futebol Clube de Vizela onde em 1938 foi dos que apoiou a fundação do clube e seria logo depois (sacrificado) dirigente e ajudou a revolucionar a equipa principal dizendo: «está na hora de deixarmos de competir no futebol regional. Vizela tem de estar um patamar acima», corria a década de 60.


Em 2012 o FC Vizela prestou-lhe mais uma homenagem onde Manuel Campelos foi orador.


Guilherme Fernandes Teixeira, lançou um torneio de onde saíram dirigentes, como Domingos Vaz Pinheiro, José Varela e Sérgio Capela, que viria a ser o primeiro presidente campeão nacional, e jogadores que fizeram parte da célebre equipa campeã nacional em 1966-1967.
Em 1974 (ano da revolução 25 de Abril) foi presidente do Futebol Clube de Vizela.
Foi músico e dirigente da Sociedade Filarmónica Vizelense tendo a música como outra das suas paixões.
Durante muitos anos foi tipógrafo na Tipografia Vizelense. Nos panfletos dos jogos colocava a frase: «É obrigação de todos os vizelenses apoiarem as instituições da sua terra».
Dizia que o seu sonho era que o FC Vizela vivesse muitos anos para além de si.
Numa das visitas que Eduardo Guimarães (acompanhado por Manuel marques) fez a sua casa, Guilherme Teixeira pediu a Eduardo Guimarães, ao qual considerava “um grande presidente”, para levar o Vizela à I Divisão e nunca abandonar o clube que tanto ama.
Eduardo Guimarães disse ao ddV que Guilherme Teixeira jamais será esquecido pelo clube que ele tanto amava: «Estamos a viver um dia triste. O FC Vizela está-lhe imensamente grato. Deixo os meus sentimentos a todos os que viam no sr. Guilherme um grande homem e grande vizelense».
O funeral ainda não está marcado.
Votos de sentido pesar a toda a sua família

 ALEXANDRE SOUSA SERÁ O SÓCIO Nº 1
- Após a morte de Guilherme Teixeira o sócio mais antigo (atualmente nº 2) é Alexandre Sousa (também emblema de diamante pelos 75 anos de filiação), filho do primeiro presidente do Futebol Clube de Vizela, João de Sousa.
Os sócios nº1 do clube desde a fundação em 1939 foram: João de Sousa, Renato Sousa, José da Costa e Guilherme Teixeira.

(Notícia em atualização)

Partilhar