"Guilherme Teixeira um exemplo de cidadão e de cidadania"

Foi esta tarde a sepultar em S. João das Caldas, Guilherme Fernandes Teixeira, sócio nº 1 do Futebol Clube de Vizela e presidente deste clube em 1974 (ano do 25 de abril).

As forças vivas vizelenses, desde a classe política (o Executivo da Câmara marcou presença no velório com o seu presidente Victor Hugo Salgado e os vereadores Joaquim Meireles, Agostinha Freitas e Jorge Pedrosa que deixou uma coroa de flores. A Câmara emitiu também uma nota de pesar que pode ler ao fundo desta notícia) aos representantes das instituições vizelenses participaram no funeral e demais exéquias fúnebres, num sinal de gratidão a um homem que, como salientou na homilia o Padre José Machado «é um exemplo a seguir como cristão e como cidadão».
O pároco, que agradeceu em particular às duas ministras da comunhão que todos os domingos levavam a sagrada comunhão a casa de Guilherme Teixeira, ele que faz parte do Grupo Coral daquela paróquia, salientou a alegria com que o extinto vizelense encarou a vida mesmo os momentos mais difíceis: «Era um homem que transmitia paz e viveu sempre em paz com todos. É um grande exemplo para todos nós» - disse o Padre Machado numa homilia ouvida em profundo silêncio.

MARCHA FÚNEBRE DE CHICÓRIA NO ADEUS
Depois da urna, transportada pelos netos de Guilherme Teixeira e por Eduardo Guimarães, presidente do FC Vizela ter chegado ao cemitério coberta com a bandeira do clube que Guilherme Teixeira tanto amava, Manuel Moreira Pereira, que desempenhou funções de Presidente da Direção e da Assembleia-geral, sem conter as lágrimas, agradeceu ao extinto o ter-lhe transmitido o amor ao clube e prometeu ali que todo o seu espólio histórico teria em si um fiel seguidor.
Manuel Pereira salientou que nos momentos em que o FC Vizela estava com a corda ao pescoço, em verdadeira aflição, Guilherme Teixeira era o primeiro a aparecer para não deixar o clube acabar.
A urna com os restos mortais de Guilherme Fernandes Teixeira, com o coração que durante 93 anos bateu de paixão por Vizela, pela sua família e amigos, desceu à terra ao som da Marcha Fúnebre de Joaquim Chicória numa gravação da banda da Sociedade Filarmónica Vizelense que em tempos o saudoso extinto serviu como executante e dirigente.


NOTA DE PESAR DA CÂMARA DE VIZELA
A Câmara Municipal de Vizela manifesta o seu mais profundo e sentido pesar pelo falecimento de
Guilherme Teixeira, sócio número um do Futebol Clube de Vizela, instituição que ajudou a criar e a impulsionar para um patamar profissional e à qual se dedicou de forma única.
A Câmara Municipal de Vizela presta, assim, uma última e singela homenagem pública a um Homem que marcou a história do nosso concelho, sendo a sua perda uma notícia extremamente triste para toda a comunidade desportiva vizelense.
À sua família, amigos e ao Futebol Clube de Vizela a Câmara Municipal de Vizela apresenta as mais sentidas condolências.
Câmara Municipal de Vizela

Partilhar