Trabalhadoras da Garça Real reencontram-se

Na foto Luís Lopes, já falecido, fundador da Garça Real num momento em que foi homenageado, em 2011, pelo Rotary Clube de Vizela.


O encontro de trabalhadoras da Garça Real está marcado para 23 de novembro no restaurante Bom Viver em Santa Eulália estando as inscrições abertas junto de Joaquina Coelho (253582281 e 967 212 519).
Será um momento para estas trabalhadoras recordarem bons momentos passados na Garça Real.


O FUNDADOR
José Luís Carreira Lopes Guimarães, fundou a Garça Real em 31 de Maio de 1966, empresa que chegou a empregar mais de 800 funcionários, a grande maioria mulheres.
A Garça Real criou ainda pequenas células, dando emprego a outros trabalhadores através de pequenas confecções que trabalhavam a feitio.
José Luís Lopes era amigo pessoal do espanhol Amâncio Ortega tendo ambos começado quase em simultâneo a atividade no ramo do vestuário. Ortega é atualmente o sexto homem mais rico do mundo, líder do Grupo da Inditex, dona da rede de lojas Zara, presente em 96 países e com 7 mil lojas
A Garça Real viria em tempos de crise a entrar em fase de falência com José Luís Lopes numa posição série e altruísta a vender o seu património e a fazer acordos de forma a que os trabalhadores não ficassem prejudicados.
O seu filho, Luís Lopes Guimarães segue ainda as pisadas do pai no ramo do vestuário, têxtil e confeções liderando a Polipiquê com cerca de mil operários.
O edifício onde laborou a Garça Real faz hoje parte duma zona industrial pertença de José Ribeiro Borges onde estão sediadas paras indústrias e o ginásio D'Uomo.

Partilhar