VMER celebra 16 anos com muitas vidas salvas

A Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães (HSOG) completou, no passado dia 03 de novembro, 16 anos de existência.


A VMER é um veículo de intervenção pré-hospitalar constituído por uma equipa (médico e enfermeiro), com formação específica em assistência pré-hospitalar ministrada pelo INEM.

Tem, por objetivo, o transporte rápido dessa equipa ao local onde se encontra o doente.

Dispõe de equipamento para o Suporte Avançado de Vida em situações do foro médico ou traumatológico, prestando socorro no local de ocorrência e, caso se justifique, o transporte assistido das vítimas para o hospital.

A viatura é apenas acionada em situações cujos critérios assim o justifiquem, atuando na dependência direta do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), sendo o CODU que define se há ou não necessidade da equipa se dirigir para o local da ocorrência. Por ser assim, a VMER é ativada através do número europeu de socorro – 112.

 20 médicos e 20 enfermeiros

Até ao momento, a VMER do HSOG tem contabilizadas mais de 28.000 ocorrências, muitas delas com mais de uma vítima. Conta com um quadro de cerca de 20 Médicos e 20 Enfermeiros e uma taxa de operacionalidade de 100% nestes 16 anos (nunca tendo ficado um único turno inoperacional por falta de tripulação médico/enfermeiro) - tarefa difícil de conseguir, e apenas possível devido ao esforço de toda a equipa (atuais e anteriores elementos que também fizeram parte desta família), com especial atenção aos anteriores coordenadores (Mário Almeida e Manuel Ferreira).

A área de atuação da VMER de Guimarães assenta, predominantemente, nos concelhos de Guimarães, Fafe, Vizela, Cabeceiras de Basto e Mondim de Basto, operando também em áreas limítrofes de Felgueiras, Famalicão, Santo Tirso e Celorico de Basto. Atua, ainda, em complementaridade às VMER's de Famalicão, Braga, Barcelos, Penafiel e Vila Real, deslocando-se onde for necessário.

Trata-se de um veículo de intervenção pré-hospitalar que celebra 16 anos e que já salvou, efetivamente, muitas vidas.

Partilhar