Vizela 25 de Dezembro, Natal e a História

"Cantem, cantem os Anjos a Deus um hino/
Cantem, cantem os homens ao Deus Menino/
Cantem, cantem os Anjos a Deus um hino/
Cantem, cantemos todos ao Deus Menino/.

1. Em Belém, à meia noite, / Foi na noite de Natal,
Nasceu Jesus num presépio, / Maravilha sem igual!

2. Em Belém, à meia noite, / Noite de tanta alegria,
Nasceu Jesus num presépio, / Filho da Virgem Maria.

3. Em Belém, à meia noite, / Nasceu dos Céus o sorriso,
Para nos abrir de novo / As portas do Paraíso.
(Autor Cónego Manuel Faria)


1875 - Maestro Joaquim da Costa Chicória nasceu no dia 25 de dezembro de 1875 na paróquia de S. João, batizado no dia 01 de janeiro de 1876. 
Faleceu em 22 de março de 1951, com 75 anos. 
Filho de António da Costa, natural de Stº. Adrião de Vizela, nascido a 03-11-1841 e Josefa Rosa, natural de Tagilde, nascida a 17-08-1841.

“Vivendo menino e moço, num ambiente familiar todo cheio de
atrativos e paixões musicais, facilmente encontrou, por intuição e espiritual deleite, o fio da sua carreira orientadora, entretanto afoito e persistentemente na prática da divina arte, ultrapassando em méritos, os seus avoengos, pelo sentido impulsivo da inclinação e do estudo, compondo e musicando fácil e competentemente as mais diversas partituras. Não frequentou
Conservatórios, e tendo apenas exame de instrução primária, para fazer da sua arte modo de vida, obteve a carta de regente e compositor no Conservatório Nacional de Música. 
A sua actividade profissional tornou-se intensa e verdadeiramente assombrosa. Dirigiu vários conjuntos instrumentais, entre eles as bandas de Lousada, Riba Tua e Vizela. Exímio cornetim, tocava, porém quase todos os instrumentos, chegando a fazer parte de várias orquestras dos teatros de Lisboa e Porto.

O seu extenso arquivo musical, enriquecido com as melhores obras da sua autoria, em arranjos, paso-dobles, mazurcas, valsas, e harmonizações de alto merecimento, encontrando-se em poder da banda dos Bombeiros Voluntários de Vizela (Chicórias) e dos dois filhos do maestro Vizelense, ambos primeiros sargentos músicos. Muitas das suas festejadas composições, andam espalhadas por todo o Pais, nos agrupamentos paisanos e regimentares. Da sua fecunda, vastíssima e inspirada obra musical, de grande êxito, pela probidade, competência e beleza de harmonização, podemos contar: para cima de 200 marchas; 19 rapsódias, algumas marchas fúnebres e inúmeras fantasias, sinfonias, hinos e pequenas composições.” (Pesquisas de António Cunha e Adelino Campante).
 

1998 - Domingos Bragança, atual Presidente da Câmara de Guimarães e à data vereador, diz ao jornal O Povo de Guimarães que «O concelho de Vizela resulta do facto de não se ter criada uma estruturação do concelho de Guimarães virada para Vizela; a via larga já devia existir, a urbanização de ligação a Vizela já devia ter sido feita há muito, a criação de instituições que ligassem Guimarães a Vizela e que tornassem a vida entre o Toural e a Praça da República numa questão de minutos. Se tivesse sido assim, um vizelense acarinharia Guimarães como um cidadão de Fermentões» - referiu.

2015 - Vendas de Natal no comércio local de Vizela inferiores 20 por cento em relação ao ano anterior por efeitos da crise.

2020 - Vive-se o Natal à luz da pandemia provocada pela covid-19 com as famílias menos juntas que em anos anteriores. Governo impôs limitações para as ceias e almoço de Natal de forma a evitar a propagação do vírus. Em Portugal, morreram 6.413 pessoas dos 387.636 casos de infeção confirmados até esta data. O mundo registou 1.731.936 mortos resultantes de mais de 78,8 milhões de casos de infeção.

2022 - Banda da Sociedade Filarmónica Vizelense apresenta concerto de Natal na Igreja de São Miguel das Caldas. À mesma hora a TVI apresenta o programa Somos Portugal gravado em Vizela no dia 17 de Dezembro.

2023 - Dia de Natal com Missa festiva em S. Miguel das Caldas promovida pela União de Freguesias e abrilhantada pela Orquestra da Sociedade Filarmónica Vizelense. Ver + aqui

 
NASCEU NESTA DATA...



1961
- José Manuel Faria, professor, ex-deputado municipal em Vizela.

1970
- Daniel Ramos, treinador do Futebol Clube de Vizela 2009/2010.
1960 - Professora Elódia Canteiro.

...........................

FALECEU NESTA DATA

1973 - Orlando Machado - (S. João) 

2004 - Alcina-Cininha Saleira (S.João)

2007 - Maria Amélia Moura (S. João)
2013 - António Cardoso Azevedo (S.Eulália)
2008 - Francisco José Silva Fernandes Vaz

2021 - Maria da Esperança Vale (S. Miguel) 

2022 - Maria Fátima C. Ferreira Monteiro (Regilde)
2022 - António Eurico Antunes Rodrigues (S.Miguel)

2022 - Maria Fátima C. Monteiro Ferreira (Regilde)


Eventos históricos
1 - É instituída a data de nascimento de Jesus Cristo, também conhecida como Natal, data mais celebrada do Cristianismo, considerado momento de paz e compaixão.


800 - Carlos Magno é coroado Imperador pelo Papa Leão III. Tem início o Sacro Império Romano
1046 - É eleito o Papa Clemente II
1066 - Guilherme da Normandia é coroado rei de Inglaterra na Abadia de Westminster.


1599 - Fundação da cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte, Brasil.
1837 - Fundação do Condado de Dade
1926 - Início do Período Showa no Japão
1941 - II Guerra Mundial: Hong Kong rende-se aos Japoneses
1948 - Fundação da escola de samba Beija-Flor
1991 - Mikhail Gorbachev renuncia à presidência da União Soviética

Feriados e eventos cíclicos
Dia da Família, em Moçambique;
Para os católicos, ortodoxos e protestantes, Natal, celebração do nascimento de Cristo;
Sua Majestade, a rainha Elizabeth II do Reino Unido, manda sua tradicional mensagem de Natal anual para o Commonwealth e Reino Unido;
Mitologia celta: A Mãe Terra dá à luz a "criança Sol", que viria para anunciar um novo tempo.
Grécia antiga - comemoração do nascimento de Dionísio, deus do êxtase e do vinho.
Egito antigo - comemoração do nascimento de Horus, deus do Sol.
Índia antiga - comemoração do nascimento de Krishna.
Pérsia antiga - comemoração do nascimento de Mithras.

Partilhar