31 de Dezembro e a História

 

1883 - Inaugurou-se a secção da linha férrea de Guimarães, da Trofa a Vizella

 


1934 -
A morte do antigo comandante dos Bombeiros de Vizela, António Feliciano da Silva Caldas (e a ocupação do cargo pelo seu filho) é noticiada pelo Notícias de Guimarães que revela a tristeza sentida em Guimarães.

1982 - Luís de Jesus da Silva Ferreira Guimarães passa ao Quadro de Honra da Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vizela. Era bombeiro de 1965.


1855 - É extinto o concelho de Santa Eulália de Barrosas que era constituído pelas freguesias de Idães, Lordelo, Rande, Regilde, Vizela (São Jorge), Sernande, Unhão, Lustosa, Barrosas (Santo Estêvão), Barrosas (Santa Eulália) e Vizela (Santo Adrião). O município tinha, em 1801, 6.272 habitantes.

1883 - "No dia 31 de Dezembro de 1883 inaugurou-se a secção da linha férrea de Guimarães, da Trofa a Vizella, dando entrada na estação deste nome ás 10 horas e 14 da manhã, o comboio galhardamente enfeitado e conduzindo os representantes da companhia, membros da Imprensa e diferentes convidados, subindo ao ar nessa ocasião inúmeros foguetes, tocando ao mesmo tempo uma banda de musica e soltando calorosos vivas a grande multidão de povo que atulhava a estação e suas dependências.
Às 11 horas e 30 serviu se um abundante lanche no Hotel Vizellense a 42 convidados, reinando sempre a maior satisfação e trocando-se eloquentes brindes. É uma data memorável nos anais da gentil Vizella.


1987 - Com 73 anos, morre o médico vizelense Dr. Rómulo Esteves Campante. Dava consultas no Posto Médico de Vizela e residia na rua Joaquim Pinto. (ler mais aqui)



1974 - Morre o pároco de S. Paio de Vizela, Padre António Oliveira. Tinha 79 anos de idade. Para além do sacerdócio foi uma figura colaborantes com as colectividades vizelenses, inclusive o FC Vizela na época em que este clube conquistou o primeiro título de campeão nacional da III Divisão em 1966/1967.

 

1998 - Chega ao fim o ano mais importante da história Vizela. Em 19 de março de 1998 o País rendeu-se e festejou a criação do novo concelho com excepção de algumas forças opositoras. A partir dessa data Vizela passou a gerir o seu próprio destino.

2001 - José Luís Guimarães Ribeiro da Cunha passa ao Quadro de Honra da Real Associação dos Bombeiros Voluntários de Vizela. Foi admitido bombeiro em 1971.

 
2009 - David da Fonseca Abreu, Serafim Alves Ferreira, José Ferreira Ribeiro e  Joaquim Pereira de Magalhães passam ao Quadro de Honra da Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vizela. Foram admitidos bombeiros em 1971.
 
2020 - Passagem do ano sem festas devido à pandemia covid-19. Recolher obrigatório em todo o País às 23 horas.
 
 
2020 - Em ano de pandemia, Mensagem de Ano Novo do Presidente da Câmara Municipal de Vizela, fala da esperança num concelho melhor para todos.

NASCEU NESTA DATA
José Salgado (Pecos)

---------------------------------
FALECEU NESTA DATA
2021 - Maria Luísa Ferreira Ribeiro (S.Eulália)
2021 - Maria Albina Leite (S.João)
2021 - Maria Adelaide F. Oliveira (S.Eulália)
2023 - Miguel Paulo Gonçalves Costa (S.Eulália)

Eventos históricos



Partilhar