8 de Dezembro e a História

 

Todos os dias no ddV a história de Vizela.


1898 — Os progressistas deram um jantar de despedida no "Hotel Cruzeiro do Sul", em Vizela, ao ex-administrador do concelho, Camilo de Mendonça, de eterna memória (que eles haviam mandado vir de encomenda), o qual seguiu no comboio das 4 e meia da tarde, sendo acompanhado até à Trofa, pela maior parte dos convivas.

1919 - A família Melo do Mourisco coloca à disposição um terreno para construção duma capela dedicada a Nossa Senhora de Lurdes em S. João das Caldas em rogo pela protecção da epidemia do tifo. Os paroquianos de S. João colaboram com um peditório pobrezinho. A capela chega a receber algumas cerimónias públicas como baptizados e casamentos. É derrubada por um popular em 1997 (7 de Maio) depois de restaurada pelo Junta de S. João.

 

1969 - Os Kings de Vizela vencem o concurso Melhor Conjunto do Minho em festival que decorreu no Teatro Jordão em Guimarães. Miguel Couto, Alberto Couto, Rui Caldas, Luís Couto e Flávio Faria foram os executantes.

1988 - Morre Joaquim SÉRGIO CAPELA Alves (n.1936) um dos mais importantes dirigentes de sempre do FC Vizela, clube do qual foi presidente da Direcção. A Direcção atribuiu o seu nome a uma sala do estádio. O seu funeral, a partir da sede do clube na rua Elias Garcia, parou a vila de Vizela. Foi sepultado em S. João das Caldas-Vizela em Mausoléu do FC Vizela.

1988 - Em S. Paio de Vizela é erigido no adro da igreja um pedestal com a imagem de Nossa Senhora e a seguinte legenda: «No ano Santo Mariano de 1988 Milenário da Imaculada Conceição. O Povo de S. Paio eregiu este monumento».


1997 - João Ilídio Monteiro da Costa é eleito pela primeira vez Presidente da Direcção da Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vizela substituindo no cargo Dinis Corais.




2002 - São inauguradas em S. João das Caldas as capelas mortuárias e auditório pelo presidente da C.M. Vizela, Francisco Ferreira sendo pároco o P. José Machado.

2002 - É fundado o Moto Clube de Vizela. Hulisses Araújo é o seu primeiro presidente.


2004 - Miguel Lopes toma posse como Presidente da Concelhia do Partido Social Democrata de Vizela substituindo no cargo Belmiro Martins.

2008 - Como prenda dos seus 23 anos de existência, o Centro Cultural e Recreativo de Montesinhos inaugura um novo campo de futebol. Jorge Costa ofereceu o terreno. O presidente da Câmara, Francisco Ferreira inaugurou.

2010Miguel Mendes é ordenado Diácono na Sé Catedral do Porto em cerimónia presidida pelo Bispo D. Manuel Clemente.  Coadjuva o Padre Lemos nas tarefas religiosas de Santa Eulália. 

2017 - Morre (por suicídio) Alcides Campelos presidente da Liga dos Amigos das Termas de Vizela, ex-Presidente da Sociedade Filarmónica Vizelense e ex-dirigente de várias associações.

2019 - Tarde televisiva da TVI é transmitida desde o jardim de Vizela na abertura das festas natalícias promovidas pela Câmara Municipal.

2021 - O Presidente da Câmara Municipal, Victor Hugo Salgado, acompanhado pelo restante executivo, assinou no edifício sede do Município,com o Presidente do Município de Villamaria, Andrés Felipe Aristizabal Parra, o Protocolo de Geminação entre o Município de Vizela e o município de Villamaria, na Colômbia.

2022 - A Câmara de Vizela presta homenagem ao treinador do FCV, Álvaro Pacheco, despedido a 30 de Novembro.

2023 - Câmara Municipal de Vizela distinguida como "amiga do desporto". Ver aqui 

NESTA DATA NASCEU

1948 - Baltazar Oliveira, Presidente da Assembleia da Casa do Povo de Vizela

1949 - Rosinha Coelho (enfermeira).
- Wellinton, jogador do FC vizela em 2018-2019.

1965 - Tino Sapo (ex-jogador)

1986 - Carla Ferreira (GNR)

1960 - Miquelina Atilano (FCV).

1992 - Abertura da Casa de Pasto Custódio, na rua Pena de Galo.

2022 - Abertura ao público do restaurante Avó Laide na Praça da República.


FALECIMENTOS

2005 - Virginia Dias de Freitas (S.João)
2013 - Rosa Ferreira de Sousa (Regilde)
2014 - Adalberto Fausto (S. João)
2010 - Luís Fernandes Eusébio
2011 - Francisco Martins (S. João)

2015 - Raúl Salgado Abreu (S.Miguel)
2017 - José Fernando Almeida Monteiro (S. João)

2017 - Alcides Campelos (Vizela)

2022 - Maria Conceição Faria (Infias)

2022 - Olívia Vieira Pedrosa (S.Miguel)

2022 - José Carlos Silva Costa (S.Miguel)

2022 - Manuel Oliveira Mendes (S.Eulália)

Eventos históricos

Partilhar