15 JANEIRO DATAS HISTÓRIA

Hoje é dia de Santo Amaro. Termina o período do cantar dos Reis e das festas natalícias.

Francisco Costa foi presidente do FC Vizela em 1944-1946.


1945 - Os sócios do Futebol Clube de Vizela não comparecem à assembleia do Clube para votarem as contas da Comissão Administrativa liderada por Francisco Armindo Pereira da Costa (na foto), David Leite da Silva Campelos e Miguel Pinto. Curiosamente só compareceram estes três elementos que se mantêm nas suas funções "para não se verem forçados a dissolver o Clube».

 

1955 - Abre o Banco Nacional Ultramarino (BNU) na rua Dr. Abílio Torres em Vizela com os agradecimentos dirigidos a Armindo Dinis Dias Corais.

1986 - O Notícias de Vizela faz reparo que os socialistas de Guimarães (antagonistas às reivindicações vizelenses na luta pela criação do concelho) perderam as eleições autárquicas à falta dos votos de Vizela depois dos boicotes eleitorais.


2003 - Instituição do Conselho Municipal de Educação de Vizela (CMEV), uma instância de consulta e coordenação, a nível municipal, da política educativa, pelo Decreto-Lei n.º7/2003.

2005 - José Manuel Oliveira é eleito Presidente da Rádio Vizela substituindo no cargo José Borges.

2006 - II LIGA/18ª JORNADA - FC Vizela empata na Ovarense a uma bola.

2008 - Rui Guimarães, treinador de futsal que se iniciou no Grupo Desportivo da Fundação Jorge Antunes onde conquistou diversos títulos nacionais e distritais ao nível das camadas jovens, assina contrato como o City Us Targu Mures (Roménia) - Séniores.


2009 - Aprovada candidatura da Santa Casa da Misericórdia de Vizela ao Programa Modelar para criação de duas Unidades de Cuidados Continuados no edifício onde funcionou o Hospital Concelhio de Vizela. Provedor Domingos Vaz Pinheiro, Primeiro-ministro José Socrates, Ministra da Saúde, Ana Jorge e o Ministro do Trabalho e Solidariedade Social, Vieira da Silva, assinaram o acordo no FIL em Lisboa.

2010 - A vizelense Ana Bárbara Pedrosa apresenta na Fundação Jorge Antunes o seu segundo livro, este em memória do seu pai (Zézito Pedrosa), intitulado "viveste".



2014O professor Horácio Vale é distinguido pela Governadora do Distrito 1970 dos rotários como sócio honorário do Rotary Club de Vizela. Reitor Manuel Pereira apelidou-o de «arquiteto da Universidade Sénior de Vizela».

2020 - Treinador Zequinha (ex-Ninense) assume o comando técnico do CCD de Santa Eulália após saída do treinador Zamorano.

2021 - O País entra em novo confinamento. Câmara de Vizela adota medidas de salvaguarda da saúde pública em consonância com as determinações da Direção Geral de Saúde.

2024 - Sorteio realizado na Cidade do Futebol dita que o Benfica vai deslocar-se ao terreno do Vizela nos quartos de final da Taça de Portugal.

2024 - Jorge Pedrosa, vereador municipal, ocupa a 19ª posição da lista de candidatos a deputados do PSD do distrito de Braga às eleições de 10 de Março. Ver + aqui

NESTA DATA NASCERAM...
1976 - Nuno Amaro, jogador do FCV em 2008/2010.

1957 - Joaquim Sousa, ex-presidente da Casa do Benfica em Vizela e taxista.
1946 - Joaquim Mendes Pacheco (CDU de Vizela)
1998 - Andrés Sarmiento, jogador FCV 2022/23.

FALECERAM NESTA DATA
2022 - Lúcia Neto Torres (S. Adrião)



NACIONAL E INTERNACIONAL

Eventos históricos

Partilhar