26 JANEIRO DATAS HISTÓRIA



.

1388 - São confirmados e outorgados por carta régia todos os privilégios, liberdades, bons costumes e foros dos moradores de Caldas de Vizela e Infias.

1403 - O rei D. João I dá as terras de Riba Vizela a D. Frei Alvaro Gonçalves Camelo, Prior da Colegiada

1887 - A Comissão Municipal de Guimarães, presidida pelo Dr. Luíz Martins Pereira de Menezes, atribui o nome do Dr. Pereira Reis, recentemente falecido, à antiga rua da Ponte Velha em Vizela. O pedido foi formulado pelo Abade António José Félix Gomes, Presidente da Junta de Paróquia de S. João das Caldas.  Ler mais aqui.


1891 - Os vizelenses estão a comer menos carne de bovino que os taipenses e o assunto mereceu reparo na reunião da Câmara Municipal de Guimarães sendo alvo de debate e de estudo cujas conclusões se desconhecem.


.

1972 - É conhecido o elenco que vai realizar as Festas da Vila 1972 com Mendonça Pinto na presidência. 

1898 - A Rua da Rainha passa a adoptar o nome de rua Dr. Pereira Caldas, na passagem do 80º aniversário deste "homem da ciência". Capas de estudantes enchem o chão à sua passagem enquanto a Philarmónica Vizellense, dirigida por Joaquim Mendes Caldas (bisavô de Manuel Marques fundador do ddV), toca o hino do Dr. Pereira Caldas expressamente composto pelo maestro vizelense ali presente.

1984 - Nasce a Associação Desportiva S. Paio Sport Clube. Um grupo de sampaienses deu-lhe o ser.

1986 - Vizela vence Amarante por 4-1 em jogo da II Divisão B.
Maria Fátima Salgado da Kibom presidente da Confraria do Pão de Ló

2007 - A Confraria Gastronómica do Pão-de-Ló Tradicional é formalmente constituída com o objectivo de preservar e promover as receitas tradicionais deste produto típico português. A confraria foi apresentada na Bolsa Turismo em Lisboa e terá sede no centro histórico de Braga. Foi criada por iniciativa de Maria de Lurdes Modesto, de Fátima Salgado, proprietária da pastelaria "Kibom", de fabrico da especialidade de Vizela "Bolinhol" e presidente da Confraria, e, ainda, de Agostinho Peixoto, da Região de Turismo Verde Minho.


2021 - Casa histórica de Vizela, o Paço de Gominhães é colocado à venda por 1.500.000 euros.


NASCEU NESTA DATA

- Miki, ex-jogador do FC Vizela. 

- Eduardo Costa Vieira, músico SFV.

- Manuel Ferreira, antigo Presidente da Câmara Municipal de Guimarães. 

- Dr. PEREIRA CALDAS  

A 26 de Janeiro de 1818, nasceu em VIZELA um dos maiores vultos da cultura... Como refere na página 128 do LIVRO " O Archeologo Português", Necrologia -III- Pereira Caldas "Brusca, inesperadamente, a morte extinguiu a vida preciosa do sábio professor...." tanta matéria cultural à nossa porta e não temos dado tanto por isso!!!
José Joaquim da Silva Pereira Caldas nasceu a 26 de Janeiro de 1818 em Caldas de Vizela. Fez o seus estudos secundários em Guimarães, depois na Universidade de Coimbra. Esteve no Liceu Nacional de Leiria, o Dr. Pereira Caldas, mas foi no Liceu nacional de Braga que fez toda a sua carreira docente, desde Novembro de 1846, como professor proprietário e vitalício na área da Matemática.
E foi em Braga além da sua carreira docente ,desenvolveu toda uma actividade de intervenção política, cultural e cívica nos mais diversos sectores da sociedade portuguesa e, sobretudo, da sociedade bracarense, desde a sua participação nas lutas liberais até à publicação de numerosíssimos artigos em jornais e revistas da época e de múltiplos opúsculos.
Embora nascido nas Caldas de Vizela o Dr. Pereira Caldas considerava-se filho adoptivo da cidade de Braga. E de facto esta cidade acolheu-o e, após a sua morte ocorrida em 1903, determinou, em sessão camarária, atribuir a uma artéria da urbe o nome do Dr. Pereira Caldas para que ficasse na memória dos bracarenses a figura deste“sábio professor, bibliófilo notável, democrata ardente.
Foi, de facto, um bibliófilo notável. O Dr. Pereira Caldas possuía uma riquíssima biblioteca particular onde abundavam excelentes obras de peritos nacionais e estrangeiros relacionadas com a Arqueologia e a Epigrafia."


--------------------------

 FALECEU NESTA DATA
2003 - Laura Costa Rodrigues (Tagilde)
2005 - Zé do Casino (S. João)
 

Eventos históricos

Partilhar