28 JANEIRO DATAS da HISTÓRIA



1878 - Inauguração da estação Telégrafo Postal de Vizela (Correios) de que foi seu primeiro Chefe, Armindo Pereira da Costa (foto). Um ano antes foram fundados os Bombeiros de Vizela do quais Armindo Pereira da Costa foi o primeiro comandante


1892 - Inauguração do cemitério da freguesia de S. João das Caldas-Vizela.


1997 - O MRCV, liderado por Manuel Campelos, é recebido em Braga, na Casa da Cultura, por António Braga. Este apoiante da causa de Vizela e destacado membro da bancada parlamentar do PS, diz que se torna imperioso conquistar o apoio de outro Partido para que a pretensão autonómica possa ser agendada para discussão no Parlamento sugerindo um encontro com Manuel Monteiro do CDS-PP.

2007 - FC Vizela vence no seu estádio o Vitória de Guimarães em jogo da Liga de Honra. Serjão  e Júlio César marcaram os dois golos que ditaram a vitória dos vizelenses. O estádio registou a maior enchente de sempre, perto de 9 mil espectadores.


2011 - A Repartição de Finanças e Tesouraria de Vizela transfere-se da rua Dr. Abílio Torres em S. João para a rua das Polés em S. Miguel das Caldas.

2012 - As Opções do Plano e um Orçamento fixado nos 38.185.558 euros para 2012 da Câmara Municipal de Vizela são aprovados pela Assembleia Municipal pela maioria socialista.

2021 - É aprovado mais um estado de emergência covid-19 na Assembleia da República com os votos a favor do PS, PSD, CDS, PAN e da deputada não inscrita Cristina Rodrigues. PCP, PEV, Chega, IL e Joacine Katar Moreira votaram contra e o Bloco de Esquerda absteve-se. A crise agudiza-se e a câmara de Vizela apoia os comerciantes.

2021 - Vizelense Manuel Machado é reeleito Presidente da Associação de Futebol de Braga.

2024 - FC Vizela sofre pesada derrota (5-0) em Arouca na 19ª jornada da I Liga.

NASCERAM NESTA DATA...
1979 - Guerra, ex-jogador do FC Vizela.

- Clarisse Cunha, autarca e funcionária da Segurança Social de Vizela

FALECERAM NESTA DATA
2006 - Augusta Pereira Sousa Couto (S. João)
2021 - Maria Amélia Teixeira (S.Eulália)
2021 - Delfina Oliveira Lemos (S.João)
2023 - José Manuel Monteiro Silva (S.Eulália)
2023 - Maria Emília Silva Miranda (S.Eulália)


NACIONAIS e INTERNACIONAIS

Eventos históricos

1986: A espaçonave Challenger explode 73 segundos após ter sido lançada.

Partilhar