Busto de Joaquim de Sousa Oliveira na rotunda de Vilar

Um dos mais marcantes industriais da história de Vizela, fundador das Sedas Vizela, entre outras empresas, já com seu nome atribuído a uma rua de S. João das Caldas, será alvo de uma homenagem marcada para o início mês de fevereiro, dia 9 (domingo).


Em tempos, o busto do Comendador Joaquim de Sousa Oliveira foi exposto na rua (hoje com o seu nome, próximo do hipermercado Continente) e depois foi retirado após as demolições das empresas. Ficou guardado. Após estes anos, a União de Freguesias da Cidade presidida por Mário José Oliveira vai colocar, com a presença dos descendentes do industrial, na rotunda da rua Comendador João Pereira Magalhães, também conhecida por estrada de Vilar e início da Variante Intermunicipal Vizela-Joane, o busto e respetivo monumento.


ENTUSIASTAS
Mário José Oliveira disse ao ddV que os falecidos Domingos Pedrosa, Alcides Campelos e José de Jesus foram grandes entusiastas da colocação do busto naquela rotunda que já esta a ser preparada para o efeito.

O nome de Joaquim de Sousa Oliveira está também associado ao quartel dos Bombeiros de Vizela por ter oferecido o terreno para a construção e a veículos do parque automóvel dos voluntários vizelenses. Também no salão paroquial de S. João das Caldas uma enorme placa de reconhecimento perpetua o seu nome.
Em 19 de fevereiro de 1942 tomou posse como Presidente da Direcção da Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vizela. Ocuparia este cargo até 24 de Fevereiro de 1948.


Partilhar