Câmara quer divulgar Tratado de Tagilde

A exemplo da estatueta romana e do bolinhol, a autarquia vizelense pretende que estatuetas miniatura do monumento ao tratado Portugal-Inglaterra, firmado em Tagilde, sejam espalhadas pelo mundo como forma de divulgação do concelho.


No seguimento da nova estratégia de consolidação da imagem e identidade do Concelho de Vizela como destino turístico privilegiado,  a Câmara Municipal de Vizela vai apresentar a nova peça evocativa do Padrão do Tratado de Tagilde esta sexta feira pelas 11 horas, na Loja Interativa de Turismo.

A Câmara de Vizela, liderada por Victor Hugo Salgado, justifica desta forma esta ação:

"A história de Portugal e da Europa tem o seu berço em Tagilde. O Tratado da Aliança entre Portugal e Inglaterra, ou Tratado de Tagilde, assinado a 10 de Julho de 1372, entre Portugal e Inglaterra, na Igreja de São Salvador de Tagilde, sela uma das mais importantes amizades políticas de Portugal e marca o início da mais velha aliança militar do mundo, que perdura até aos nossos dias.

Este Padrão foi implantado a 10 de julho de 1953, no topo do qual encontramos as pedras com os símbolos dos reinos de Portugal e Inglaterra.

Representando o reino de Portugal, estaria o Rei D. Fernando e pelo reino de Inglaterra, estariam em sua representação os Duques de Lencastre. Portugal comprometia-se a ajudar João de Gante, Duque de Lencastre, contra Henrique II de Castela.

Porque a Câmara Municipal considera que o património histórico e cultural de um concelho é fundamental para a transmissão da memória e da identidade da sua comunidade, constituindo, assim, um recurso que deve ser divulgado, valorizando e projetando uma herança comum que urge transmitir às gerações vindouras.

Deste modo, e dando cumprimento ao previsto no Plano Municipal de Turismo, a Câmara Municipal pretende potenciar dinâmicas de reforço que permitam a consolidação da nova imagem e identidade do Concelho de Vizela, como destino turístico privilegiado, experienciando os segredos de um vale recheado de saberes, sabores, prazeres e tradições caraterísticas."

Partilhar