Rua da Estrada denominada rua Dr. Abílio Torres a partir de 1894

A allteração do nome da Rua da Estrada Nova para rua Doutor Abílio Torres, foi deliberada pela comissão Municipal de Guimarães na Sessão de 19 de dezembro de 1894 e registada no livro de sessões (cota: 10-16-9-20) ainda o Dr. Abílio Torres era vivo. E o prpróprio encabeçou uma comissão para pedir à Câmara de Guimarães que a Travessa de S. João se denominasse Rua Joaquim Pinto.


Pesquisa e texto de António Teixeira Cunha

O troço da estrada Real nº 36 (atual N106) denominado “Rua da Estrada Nova”, passava na localidade de Caldas de Vizela.
No dia 19 de dezembro de 1894, passou a designar-se por “Rua Dr. Abílio Torres”, mantendo até aos nossos dias a mesma designação. Decisão tomada pela Comissão Municipal de Guimarães e registada no livro de sessões da Comissão Municipal de Guimarães, na sessão de 19 de dezembro de 1894 (cota: 10-16-9-20), que passo a descrever:

“Foi lida uma representação de vários cidadãos das Caldas de Vizella pedindo que, em atenção aos relevantíssimos serviços prestados áquella povoação pelo Doutor Abílio da Costa Torres, ao qual se deve, por assim dizer, a regeneração de Vizella no seu elemento principal, qual é o crédito e bom nome das suas thermas, o nome da principal rua da referida povoação, chamada da Estrada Nova, seja substituída pelo nome de “Doutor Abílio Torres”. O que sendo ouvido e ponderado, foi resolvido que seja atendido o pedido.”

 Foi, talvez, a mais alta figura de sempre da história de Vizela. Faleceu a 29 de Maio de 1918.

Nasceu em 1846, formou-se em Medicina pela universidade de Coimbra, tendo sido o primeiro director do estabelecimento termal de Vizela, devido naturalmente à sua especialidade de hidrologista. A Companhia de Banhos conferiu-lhe poderes para superintender nos trabalhos de reformulação da captação e encanamento das águas termais da Lameira. Convenceu a Companhia de Banhos a criar o belíssimo Parque das Termas, cuja implantação foi dirigida pelo notável horticultor portuense, José Marques Loureiro, e que Vizela ainda pode desfrutar.

Aqui faleceu e teve o seu consultório médico (porta branca)


O seu gosto pelas corridas de touros e de cavalos, e até de garranos, bem como os torneios de "cannotage", torneios de ténis, passeios turísticos, etc., passaram a animar as épocas termais e atraíram muita gente a Vizela.
O seu nome aparece entre os promotores da criação duma Filarmónica vizelense e da Associação dos Bombeiros Voluntários de Vizela, a cuja primeira direcção presidiu.

Foi membro também da comissão que escolheu o terreno para o Hospital de Vizela.
Muitos anos antes de morrer, em 1918, já a rua onde morava tinha o nome de "Dr. Abílio Torres", consagração merecida do Homem, e do Médico, que honrou a medicina em Portugal e no Estrangeiro e elevou bem alto o nome da terra vizelense" - como escreveu a historiadora vizelense Maria José Pacheco).



Partilhar