12 DE FEVEREIRO AS DATAS DA HISTÓRIA

2004 - O Concelho de Vizela passa a dispor de cinco farmácias com a abertura da Farmácia Veiga em Santa Eulália.

1981 - A Câmara Municipal de Guimarães, na sua sessão de 13 de fevereiro de 1891, decide aumentar 40 reis por dia aos lampionistas que todas as noites tinham de acender os lampiões de Vizela.


1893 - O Abade de Tagilde elabora um mapa das várias vias de comunicação entre 14 freguesias que foi enviado pela junta da paróquia de Tagilde à Câmara Municipal de Guimarães. No mapa é manifestado interesse para que o problema da rede viária local e das freguesias vizinhas fosse resolvido, dando o Abade várias sugestões, entre as quais a construção de uma estrada de macadame que viesse a ligar a povoação de Vizela com a estrada municipal da Vaca-Negra a Pombeiro.

1905 - A paróquia de S. João das Caldas celebra a festividade do Santíssimo Sacramento Coração de Jesus no largo fronteiriço da Companhia dos Banhos com cerca de 3 mil pessoas presentes. Houve missa, instrumental e um sermão de manhã e outro à tarde.

1976 - Fundação do Grupo Desportivo de Lagoas na freguesia de Santo Adrião-Vizela.

2004 - Farmácia Veiga abre ao público em Santa Eulália subindo para cinco o número de farmácias no concelho de Vizela: Campante, Alves, S. Miguel e Ferreira.
2005 - O Benfica vence o torneio internacional quadrangular organizado no pavilhão de Vizela pelo Grupo Desportivo da Fundação Jorge Antunes nas comemorações dos 25 anos desta instituição. Para além da equipa organizadora e da vencedora participam: Freixieiro, Azkar Lugo-Espanha.

2006 - II LIGA/22ª JORNADA - FC Vizela sofre a maior goleada (5-0) da sua participação nos campeonatos profissionais da Liga, na Vila da Feira diante do Feirense. Um resultado consentâneo com a tristeza que se vivia em toda a Vizela e também no plantel do FC Vizela que um dia antes passara pelo velório do relator desportivo da Rádio Vizela, Pedro Paulo, que acompanhava o FC Vizela para toda a parte.

2011 - Eleições na Concelhia do CDS-PP de Vizela. Cidália Cunha recandidata-se à Presidência e vence.


2012 - FC Vizela, treinado por Quim Berto, perde em casa do Varzim por 1-0 em jogo da II Liga.



2016 - A Câmara de Vizela anuncia que encerrou à circulação rodoviárias e pedonal a Ponte Velha em Tagilde-Santo Adrião, sobre o rio Vizela e a travessia para peões no Parque das Termas, devido ao mau tempo que se faz sentir no concelho e ao forte e alto caudal do rio.

2021 - Face à pandemia existente e às regras impostas pela Direção Geral de Saúde é proibido circular entre concelhos desde esta sexta feira (20h00) e até segunda (5h00).

NASCERAM NESTA DATA
1959 - Luís Esteves, ex-GNR de Vizela
1974 - Florbela Silva, professora em S. Miguel 


FALECEU NESTA DATA
2023 - Luzia Oliveira (Regilde)  

Datas nacionais e internacionais

Eventos históricos

1935: USS Macon cai e afunda na costa da Califórnia.
1961: Lançamento da Venera 1.

Partilhar