18 DE FEVEREIRO AS DATAS DA HISTÓRIA

1923 – É inaugurado o Hospital de Vizela. Demorou 13 anos a ser construído.



  1923 – É inaugurado o Hospital de Vizela. Demorou 13 anos a ser construído. O jornal Ecos de Guimarães, de pendor visivelmente monárquico, fez uma curiosa crónica deste acontecimentos, aproveitando para dar algumas alfinetadas aos republicanos. As obras da construção do hospital foram impulsionadas pelo provedor da Misericórdia de Guimarães, Dr. Alfredo Dias Pinheiro, e uma comissão de vizelenses constituída por José Pinto de Sousa e Castro, Alfredo Bravo e José Ribeiro de Sá e Melo.

  1928 - Vizela dispunha de cinco hotéis: Hotel Cruzeiro do Sul (FOTO), Hotel do Padre, Grande Hotel Avenida, Hotel Vizelense e Grande Hotel Universal.

1951 - Escreve o Notícias de Guimarães “Abre no próximo dia 1 de Março o Grande Colégio de Vizela o qual fica situado num dos pontos mais lindos da vila, no grandioso edifício do Castelo do Mourisco. Este magnífico estabelecimento de ensino do primeiro ao sétimo ano, inicia a sua vida com 14 magníficas salas, todas de modernos requisitos para o classificarem como um dos melhores do género em Portugal”104.

1995 - Pela primeira vez concorrem quatro listas às eleições da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Guimarães. Dinis Costa concorre pela lista Por Vizela e obtém o 2º lugar com 101 votos. António Magalhães foi o vencedor com 463 votos; o ex-vereador da Cultura, Francisco Teixeira (exonerado por Magalhães) fica em 3º lugar com 87 votos e Albano Fernandes conquistou 77 votos. A lista de Dinis Costa garantiu cinco lugares na Comissão Política: o próprio Dinis, Joaquim Costa, Agostinha Freitas, Víctor Amaral e José Marinho.

 2007 - Numa partida inédita de andebol, o Callidas Clube defronta em Vizela o FC Porto em jogo a contar para os oitavos-de-final da Taça de Portugal. Os portistas venceram por 20-34.

 2012 - A escritora vizelense Ana Bárbara Pedrosa apresenta um novo livro de sua autoria intitulado "Pornografia Fingida".

2023 - Centro Cultural Recreativo Raúl Brandão anula cortejo de Carnaval Infias devido ao precário estado de saúde e internamente do pároco Adelino Rosas.

2024 - Vizela e Benfica defrontam-se no Estádio da Luz em partida da 22ª jornada da I Liga. O jogo terminou com uma goleada de 6-1. Ver aqui


2024 - Ainda por inaugurar, os passadiços de Vizela são já uma grande atracção turística. Ver aqui


FALECEU NESTA DATA

2004 - António Pereira Ribeiro (S.Miguel)

2009 - José Fernando Pereira Lopes (S. Eulália)

2015 - Baltazar Dias (S. Eulália)
2018 - Ana dos Anjos Teixeira (Infias)

2021 - Balbina Cunha (M. Cónegos)

2023 - Maria Sousa Lopes (Tagilde)

NACIONAIS E INTERNACIONAIS

- Dia de Santa Bernadete, São Flaviano de Constantinopla e Santo Heládio - santos da Igreja Católica.
- Dia de São Leão Magno para a Igreja Ortodoxa.
- Feriado municipal da cidade de Valença.

Eventos históricos

1930: Clyde Tombaugh descobre Plutão.
1977: Veículo de teste do Enterprise é transportado em seu primeiro "voo" no topo de um Boeing 747.

Partilhar