20 DE FEVEREIRO AS DATAS DA HISTÓRIA

Conclusão da Igreja de Tagilde. Demorou 50 anos a construir.


1750 - A igreja de Tagilde foi concluída cerca de 1750, depois de meio século de obras. Encontra-se no centro da freguesia e está erigida sobre um outeiro elevado, do qual se alcançam paisagens de grande beleza. Em redor, os diversos cruzeiros que terão pertencido a um calvário. De amplas dimensões para as necessidades da época em que foi construída - 25x19 metros - é semelhante à generalidade dos templos rurais da região. A fachada apresenta laivos de barroco e do neoclássico, no remate do frontal e na torre. No interior, encontram-se três altares e várias imagens sagradas. A talha dos vários altares e do altar-mor é exuberante e repleta de ornatos e decoração barroca. O movimento, a cor e o exagero decorativo assumem aqui significado pleno.


1890 - A Câmara Municipal de Guimarães, presidida por Conde Margaride, delibera que a feira quinzenal de Vizela passe a semanal com realização ao domingo. O postal é de 1920, portanto 30 anos depois, mas retrata o que era a feira.

 


1962 - É adjudicada a obra de construção - 2ª fase - da Estrada Municipal Vizela-Moreira de Cónegos (denominada hoje em Vizela Rua Comendador José Luís de Almeida e em Moreira de Cónegos, Rua Laurinda Magalhães) por 358.220 escudos (cerca de 1.754 euros).

1982 - Nasce a Força Azul a claque de apoio ao Futebol Clube de Vizela liderada por Augusto 'Caçalho', Aníbal 'Kapa' e Daniel 'Gaio'.

2017 -  Um total de 1947 empresas portuguesas são distinguidas com o selo PME Excelência 2017 um estatuto atribuído pelo Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas)e pelo Turismo de Portugal para certificar os indicadores de solidez e desempenho económico e financeiro.
De Vizela foram quatro distinguidas: Riler, a FEMA, F. Corse e F. Campelos.

2024 - A Câmara Municipal de Vizela apresenta o programa comemorativo do Centenário de nascimento de Manuel Campelos líder do Movimento para a Restauração do Concelho. Ver + aqui.

2024 - Inauguração das duas creches da Santa Casa da Misericórdia de Vizela pela secretária de Estado, Ana Antunes. Ver aqui

NASCEU NESTE DIA
- Carlitos Cunha, ex-jogador do FCV e do  CCD de Santa Eulália.
- Carlos Liz (vendedor)
-
António Batista (Comissão Festas Vizela)

1982 - Força Azul claque de apoio ao FCV

FALECEU NESTA DATA

2003 - David Sousa Carvalho (S. João)

2020 - Augusto Fernando Silva Pinto (S.Eulália)

2022 - Miguel Teixeira (Gémeos)

NACIONAL E INTERNACIONAL

Santa do dia
Beata Jacinta Marto, vidente de Fátima.

Eventos históricos

1986: Lançamento da estação espacial Mir.

Partilhar