Vizela, 6 DE FEVEREIRO DATAS DA HISTÓRIA

1883 - Inauguração do troço de Caminho de Ferro entre a Trofa e Caldas de Vizela.


1875 — Foi apresentada na sessão da Câmara dos Deputados uma representação de alguns habitantes das freguesias de S. Miguel das Caldas, Tagilde, S. Paio e S. Faustino de Vizela, Infias, Polvoreira, Nespereira, Mascotelos, Gandarela, Conde, Guardizela, Lordelo e Moreira de Cónegos, pedindo que não fosse aprovado o contrato feito provisoriamente entre a Câmara de Guimarães e a Companhia dos Banhos de Vizela, sem que se salvaguardassem os direitos de propriedade, e se mantivesse a obrigação de que o estabelecimento seria construído sobre as próprias nascentes.

1883 - Inauguração do troço de Caminho de Ferro entre a Trofa e Caldas de Vizela.

 


1962 - A Câmara de Guimarães avança com expropriação litigiosa de prédios para supressão da Passagem de Nível em Vizela. Antes desta obra os carros de bombeiros, por exemplo, tinham de esperar que as cancelas da passagem de nível abrissem para seguirem marcha por vezes com doentes ou sinistrados dentro. na mesma reunião foi deliberado comprar 1.420 metros quadrados de terreno para a implantação de Central Elevatória de Água.

2004 - Xavier de Freitas é reeleito pela sexta vez, Presidente do Grupo de Reis da Casa do Povo.

2010 - Salomé Rocha, atleta do FC Vizela, sagra-se campeã nacional em sub-23 na prova dos 1500 metros em pista coberta que decorreu na Nave de Espinho.

2011 - Salomé Rocha, ex-FC Vizela e ao serviço do JOMA, sagra-se campeã nacional de Sub 23, ao vencer a prova feminina de 3 mil metros em Pombal .

2011 - FC Vizela, a perder por 3-0 em Fafe e reduzido a nove jogadores, num jogo polémico em que criticou a arbitragem de uma forma caricata: cruzou os braços e recusou-se a sair do seu meio campo nos últimos quatro minutos de compensação.

2021 - Em jogo da 21ª jornada da I Liga o Vizela empata no Bessa (2-2) frente ao Boavista.

NESTA DATA NASCEU
- Cláudio Barruma,  prof. música S. Filarmónica Vizelense.

1998 - Cann, jogador do FCV.

FALECEU NESTA DATA

1994 - Fernando Liz Estêvão (S. João)

2004 - Ana Conceição Pinto Freitas (S.Miguel)

2015 - António de Moura Campelos (S. Miguel)
2014 - Manuel Bento Teixeira Ribeiro (S.Adrião)
2010 - Maria Rosalina D. R. Silva Ferreira (S. João)
2009 - Maria Conceição A. Gonçalves (S. Miguel)
2009 - Armindo e Silva Abreu (S. Jorge)

2022 - António M. Teixeira Freitas (S.João)


NACIONAL E INTERNACIONAL


Capa NV 6 fevereiro 2004

Partilhar