Câmara inaugura monumento de homenagem ao Comendador Joaquim de Sousa Oliveira

A Câmara Municipal vai inaugurar o monumento de homenagem ao Comendador Joaquim de Sousa Oliveira, no próximo domingo, dia 9 de fevereiro, às 10h30.


Joaquim de Sousa Oliveira construiu um império que ultrapassou as fronteiras de Vizela. Criou a Têxtil de Sedas Vizela, empresa que empregou famílias inteiras durante décadas. Foi político, vereador na Câmara de Guimarães, onde lutou pelos interesses de Vizela. Foi também um expoente do associativismo, tendo sido Presidente da Real Associação de Bombeiros Voluntários de Vizela.

Foi um benemérito e apoiou as diversas obras e entidades de Vizela, como o Futebol Clube Vizela, o Patronato de São João, a Santa Casa da Misericórdia, os Bombeiros de Vizela. Sempre se preocupou com os mais necessitados, tendo construído o chamado Bairro S. José na Cruz Caída.

«Assim, é intenção do Município de Vizela prestar uma homenagem há muito merecida, perpetuando a memória de Joaquim de Sousa Oliveira para as gerações vindouras, através da edificação de um monumento na Rotunda Joaquim de Sousa Oliveira, numa homenagem pública a um Homem que dedicou a sua vida ao Concelho de Vizela».

Partilhar