ELEIÇÕES Socialistas de Vizela escolhem entre Dora ou Nuno

Ato eleitoral decorre no dia de hoje na sede do PS de Vizela à Praça da República, com o fecho das urnas marcado para as 18 horas conforme indicação do presidente da assembleia de militantes Avelino Graça.
Duas candidaturas apresentam-se a sufrágio: a Lista A encabeçada pela atual presidente da Concelhia e também vereadora Municipal, Dora Gaspar e a Lista B liderada por Nuno Faria atual vice presidente da Concelhia e pela primeira vez candidato ao cargo de presidente do Partido.
LISTA A - Dora Gaspar

LISTA B - Nuno Faria

196
militantes têm direito a voto conforme cadernos eleitorais autenticados pela Federação de Braga do Partido Socialista.
A campanha eleitoral decorreu de forma pacífica sem nenhum dos candidatos visar a lista adversária.
Inicialmente foi propalada uma candidatura liderada por Vitor Cunha com este posteriormente a anunciar que desistia em favor da lista B.

PREVISÃO
As previsões apontam para um resultado equilibrado entre as duas candidaturas.
A última vez que a concelhia do PS (secretariado e comissão política) registou Eleições com duas listas foi em 2016, um ano antes das eleições autárquicas, num confronto direto entre Dinis Costa e Victor Hugo Salgado que o primeiro venceu por diferença de 4 votos.
A atual presidente foi eleita a 19 de janeiro de 2018 em lista única.

História
O PS de Vizela foi fundado logo após o 25 de abril de 1974 tendo na sua génese nomes como de Inácio Madureira, Joaquim Costa, Agostinho Freitas, Avelino Graça, Alberto Faria, Adelino Correia, Armando Carvalho, Fernando Faria, Gabriel Coelho, Pepe Fura, Rogério Lemos, Manuel Miranda, Armindo Gonçalves, Joaquim Guimarães entre outros vizelenses.

Inicialmente era um núcleo do PS de Guimarães passando depois a Secretariado, sendo Guimarães o único concelho do País com dois secretariados socialistas face às rivalidades entre vizelenses e vimaranenses tendo como pano de fundo a luta pelo concelho de Vizela.
O PS Vizela teve a sua sede na Casa da Ponte Nova e por debaixo da clínica da Rosinha Coelho, depois na rua da Rainha e duas vezes na rua Joaquim Pinto e por último Praça da República.

Vizela já foi (em termos percentuais) em algumas ocasiões o concelho que mais votou no PS em Eleições nacionais.
A nível autárquico saiu quase sempre vencedor de todas as eleições com exceção de 2017.
Estas eleições ganham mais força porque a lista vencedora irá escolher os candidatos às eleições autárquicas de Vizela em 2021.

Ao longo dos tempos foram várias as figuras políticas nacionais que o PS arrastou ate Vizela como Jorge Sampaio presidente da república), José Sócrates (1º ministro), Antonio Costa (1º ministro), Manuel Alegre (deputado e candidato a presidente da República), Salgado Zenha entre outros.

PRESIDENTES
Após a criação do concelho de Vizela em 1998 foram seus presidentes:
Dinis Costa
Francisco Ferreira
Dinis Costa
Dora Gaspar

- O ddV tentou confirmar em rigor os dados históricos aqui publicados porém o partido carece de arquivo compatível



Partilhar