Invasoras em todas as freguesias de Vizela


A Coração Azul – Associação Juvenil de Apoio aos Animais recebeu hoje em Vizela a investigadora do Centro de Ecologia


Funcional e coordenadora do projeto Invasoras.pt, Elizabete Marchante.
A visita a Vizela contemplou duas palestras nas sedes dos Agrupamentos Escolares que carinhosamente acolheram a acção ambiental com duas dezenas de alunos, professores e interessados.
Hoje ficamos a perceber o que são, onde estão e como podemos controlar as plantas invasoras. Por exemplo, e nesta altura do ano é facilmente detectável, a mimosa (Acacia dealbata) por todas as freguesias de Vizela. Uma árvore de grande porte, originária da Austrália e uma das mais problemáticas a nível nacional. Mas além das Acácias, temos ainda outras como o Jacinto-de-água (Eichhornia crassipes), o Chorão-da-praia (Carpobrotus edulis), o próprio Eucalipto (Eucalyptus globulus) entre outras espécies.
Hoje ficamos ainda a conhecer a acção “Life stop Cortaderia” que pretende de forma urgente controlar a propagação da espécie. Acções ambientalistas que podem começar com o mapeamento por qualquer cidadão.
Com esta visita a Vizela, a Coração Azul cria mais uma ligação aos grandes centros nacionais de investigação ambiental e levará para o terreno medidas que pretende apresentar no final do ano de 2020. O mapeamento das espécies está já em curso e conta com a ajuda da comunidade escolar mas também com toda a comunidade vizelense.
Em nota de rodapé, aproveitamos o momento para agradecer a extraordinária comunicação da investigadora Elizabete Marchante, a sua disponibilidade e partilha de conhecimento, bem como ao interesse dos Agrupamentos Escolares pela aceitação de desenvolver a temática ambiental.
Depois desta acção, temos já pela frente no dia 27 de Março, um workshop de identificação e conservação de anfíbios numa parceria com a Associação BioLiving.


Links úteis: http://invasoras.pt/

.....

João Ferreira

Partilhar