Jovens desafiados a construir concelho de Vizela

EQUIPA VENCEDORA 2019 COM ECOVIZELA ELOGIOU O OPJ

Foi hoje dado o pontapé de saída para o Orçamento Participativo Jovem 2020 (OPJ), uma iniciativa municipal que desafia os jovens do concelho, entre os 12 e os 30 anos, a apresentar projetos de novas causas ou a divulgarem o que é preciso corrigir nas já existentes.


Jorge Pedrosa tem os jovens do município sob o seu pelouro
 Esta é a 4ª edição do OPJ para a qual a Câmara de Vizela aponta um orçamento de 15 mil euros. Nas últimas edições venceram a Ciclovia (projeto de 2017 que se tornou confuso na sua execução e fim, razão pela qual Victor Hugo Salgado anunciou hoje nova luz nesta área com uma "ciclovia a sério") , em 2018 venceu a Rádio Escolar que emite a partir de dois estabelecimentos de ensino do concelho, dando hoje mostras dessa capacidade a transmissão em direto que os jovens alunos empreenderam desde o Chalé do parque onde decorreu a apresentação do OPJ 2020. O ano passado o projeto vencedor foi o ECO Vizela no qual os jovens pediam medidas urgentes para a defesa do meio ambiente tendo hoje sido apresentados os recipientes de chicletes e beatas que vão ser instalados pelas cidade. Uma medida que surge na sequência do projeto Ecovizela.

RÁDIO ESCOLA FEZ COBERTURA EM DIRETO



OUÇA AQUI A EMISSÃO


As propostas podem a partir de hoje ser apresentadas e a votação, como aconteceu nas edições anteriores, será online e presencial.
Jorge Pedrosa salientou que o mais importante do OPJ é aproximar os jovens da autarquia desafiando-os a construir o concelho, a serem parte integrante do desenvolvimento municipal.
O vereador responsável pela juventude destacou que no último ano o número de votantes atingiu os 620, sinal do interesse que a iniciativa vem despertando porquanto em 2017 votaram apenas 48 eleitores em sete projetos, em 2018 votaram 285 em sete projetos e em 2019, os tais 620 em cinco projetos.
Victor Hugo Salgado deu mostras da sua satisfação pela participação dos jovens nesta iniciativa incentivando-os a ser parte integrante de um concelho que também é jovem.


PRESIDENTE PROMETEU UMA NOVA CICLOVIA



Partilhar