JOAQUIM PEREIRA CALDAS


Professor e investigador português, José Joaquim da Silva Pereira Caldas nasceu a 16 de janeiro de 1818, nas Caldas da Vizela, no distrito de Braga.

Em 1835, inscreveu-se na Universidade de Coimbra, nos cursos de Matemática, Filosofia e Medicina e, em 1845, foi designado professor das disciplinas de Filosofia e de Matemática no Liceu de Leiria, sendo transferido para o Liceu de Braga, no ano seguinte. Defensor da causa liberal e republicana, criticou os poderes governamentais, o que lhe trouxe bastantes problemas. Para além da intervenção política, teve também um papel ativo no meio literário. Integrou várias agremiações científicas e literárias, tais como a Academia de Ciências de Lisboa, o Instituto de Coimbra, a Sociedade Martins Sarmento e o Centro Promotor de Melhoramentos das Classes Laboriosas.
Fez investigações nas áreas da literatura, história, política, ensino e ciências. Dos cerca de cem títulos publicados salientam-se Descrições Paroquiais do Concelho de Guimarães (1842), Noções Therapeuticas sobre o Uso e Abuso das Águas Sulphurosas (1852), Bravos Poéticos (1861), Os Cemitérios Christãos em sua origem (1879), Homenagem a Camões (1883).
Pereira Caldas faleceu a 19 de setembro de 1903, em Braga.


Partilhar