13 DE MARÇO E A HISTÓRIA


SÉCULO X - O topónimo da actual freguesia de Santa Eulália do Concelho de Vizela, era denominado naquele século X como «Sancta Eolalia in Ripa Avizelle". Santa Eulália pertenceu ao Concelho de Barrosas que durou até ao século XIX (1855) sendo denominada por Santa Eulália de Barrosas até 1990.
.

1983 - Na visita a Lourosa, dois jogadores do Vizela (Maurício e Bertinho) são agredidos à chegada ao campo e o médio Baltazar, estrela da equipa, teve de fugir antes do jogo para Vila da Feira. O FCV protestou.

1985 - Central Elétrica de grande envergadura é instalada pelas Sedas Vizela em Sequeiros em S. João das Caldas (onde está hoje o Lidl). Testes ruidosos não deixam dormir ninguém em Vizela durante dias a fio.

1985 - Manuel Campelos reassume as funções de líder do MRCV, na sequência do pedido de demissão apresentado por Belmiro Martins.

2013 - A câmara de Vizela decidiu, por unanimidade, atribuir uma medalha de mérito municipal de grau ouro a Luís Lopes Guimarães, que fornece o gigante espanhol Inditex. Mas o empresário têxtil rejeitou a oferta, por não confiar em políticos e por criticar o trabalho do executivo vizelense liderado por Dinis Costa.

2017 - Devido aos maus resultados é despedido do FCV o treinador Rui Quinta.

2017 - Realiza-se a 5ª Gala de Desporto da Câmara de Vizela com as seguintes atribuições: Associação/Clube Desportivo do Ano- Futebol Clube de Vizela; Equipa Sénior- Futebol Clube de Vizela – Futebol de 11; Equipa Juvenil- Desportivo Jorge Antunes – BTT Downhill; Dirigente- Eduardo Guimarães – FC Vizela; Atleta Sénior-Salomé Rocha – Atletismo - SLB; Atleta Juvenil- Daniel Figueira – Futebol – Vitoria Sport Clube; Treinador: Ricardo Soares – Futebol - FCV; Revelação: Tiago Alves – Canoagem - AMAS; Fomento Jovem-Desportivo Jorge Antunes; Mérito Desportivo-Rui Guimarães – Futsal – Al Ahli Club; Prémio Carreira: José Abílio Costa – Atleta/treinador - Vizelgolfe; Evento Desportivo-European Minigolfe Cup.


2020 - Câmara de Vizela no combate à pandemia do Covid 19 cancela todos os eventos do feriado municipal, 19 de março e o referendo ao feriado municipal.


2021 - FC Vizela (4º) vence a Académica (3º) por 1-3 no estádio Cidade de Coimbra e fica a um ponto de diferença do seu adversário deixando as equipa comandada por Álvaro Pacheco no ar a luta pela subida à I Liga.


NASCERAM NESTA DATA


1967 - António Ferreira, presidente da União de Freguesias Tagilde-S. Paio de Vizela.
- Patrícia Marinho (professora de inglês)
1973 - Armindo Ribeiro, diretor do CCD de Santa Eulália.
1961 - António Caldas "Faia", ex-atleta do CCD e do FC Vizela atletismo.


NESTA DATA FALECEU
2001 - Maria Alice Pereira  (S. João)
2006 - Maria Ludovina Pacheco (S.Miguel)
2006Maria da Conceição Alves (S.João)
2014 - Fernando Salgado Mendes (S.Miguel)
2015 - Manuel Dias Gomes (S. Miguel)


Eventos históricos

1940: Soldados finlandeses durante a Guerra Russo-Finlandesa.
1969: Apollo 9 - Atividade extraveicular em órbita da Terra para testes de equipamento.
1988: O túnel Seikan liga as ilhas de Honshu (a sul) e Hokkaido (a norte).
2013: Papa Francisco aparece pela primeira vez no balcão central da Basílica de São Pedro após a sua eleição.

Partilhar