28 DE MARÇO AS DATAS DA HISTÓRIA




IDADE DO BRONZE - Cista Romana
Segundo estudos desenvolvidos, o ritual do “ enterrar dos mortos” que tem vindo a celebrar-se, dura já há mais de cem mil anos, tendo sofrido as mais diversas evoluções.
Durante a Idade do Bronze até à Idade do Ferro, existiram algumas modificações no cerimonial do enterramento, passando-se à cremação dos corpos. As cinzas que restavam, guardavam-se em urnas, que eram colocadas em cistas ao lado de vasos mais pequenos com oferendas aos mortos. Posteriormente passou-se para a sepultura em túmulos.
Contudo, na segunda fase da Idade do Bronze, recolhiam-se os mortos em grutas naturais ou antas, em que criavam sepulturas individuais, sendo estas formadas por quatro paredes rectangulares cobertas por cima com uma lage. Geralmente tinham 1 metro de altura e 60 centímetros de largura, os mortos eram colocados na posição fetal (como se estivessem na barriga da mãe).
Existe em S. Bento um monumento destes conhecido por a “Cista Romana de S. Bento”. Embora que um pouco abandonada, esta aparece, devido à deformação do terreno desajustada nos ângulos em forma trapezoidal.
1854 - O jornal Periódico dos Pobres no Porto escreve importante artigo sobre a fundação do Hotel Vizelense «que irá acontecer em breve na espaçosa casa de Belmenso, próximo dos banhos. Com todas as comodidades, quartos bem mobilados, almoço, jantar e à noite chá. Também tem um carroção muito asseado que sairá para a cidade de Guimarães às segundas, quintas e sábados» - escreve aquele periódico.
O Hotel Vizelense ficou mais conhecido como Hotel do Padre por ficar sob a gerência única do Padre Domingos José Lopes (falecido em 1887). Era sócio (na abertura do Hotel) de José de Freitas e Oliveira mas cortaram relações e fizeram as partilhas um ano depois da inauguração.



1889 - Abade de Tagilde oferece à Sociedade Martins Sarmento um achado arqueológico encontrado no passal da freguesia de Tagilde.

1975 - O concelho de Vizela possui dois excelentes solares brasonados: o Paço de Gominhães, classificado como imóvel de interesse público desde 1975 e a Casa de Sá. Nesta casa nasceu Francisco Joaquim Moreira de Sá e também viveu e morreu a poetisa Ana Amália Moreira de Sá. A sua história confunde-se com a própria história de Vizela. Por todo o concelho pode ver-se ainda moradias e vivendas verdadeiramente espectaculares. A rua Dr. Abílio Torres, por exemplo, é uma verdadeira “passerelle”. Do início ao fim, dezenas de casas dos sécs. XVIII e XIX demonstram por que razão, no dealbar da presente centúria, as condições para a criação do concelho estavam perfeitamente criadas, escrevia-se à data.


1992 - Francisco Ferreira, José Borges e Adriano Batista integram o MRCV.

2018 - Manuel Monteiro é reeleito Presidente do Grupo Folclórico de Santa Eulália-Vizela.


2020 - Como medida de precaução contra a propagação da pandemia do novo coronavírus que vitimou milhares de pessoas em todo o mundo, a Câmara de Vizela manda encerrar o parque das Termas, a marginal Ribeirinha, o parque de lazer da Barrôsa e os cemitérios que abrem apenas para realização de funerais. O lema desta rigorosa medida é «FIQUE EM CASA".

2022 - Real Associação eleva Joaquim Ferreira de Almeida à categoria de Sócio Benemérito registando em ata: "Fundamentada na generosa doação de donativos à RAHBVV que, na qualidade de Administrador da sociedade Têxteis J.F. Almeida, S.A. o Ex.mo Senhor Joaquim Ferreira de
Almeida de modo reiterado e consistente, tem vindo a efectuar nos últimos anos e que, inegavelmente, têm proporcionado grandes proveitos à Associação, foi aprovada por unanimidade e aclamação a proposta do pelo Conselho de Condecorações de atribuição de Associado Benemérito".

2024 - Tempestade Nelson assolou todo o País impedindo a saída da Procissão aos Doentes em S. João das Caldas.

2024 - Filipe Gonçalves assume a Direção do Agrupamento de Escolas S. Bento substituindo no cargo Rosa Maria Carvalho. 

NESTA DATA NASCEU 
1973- Vítor José Leite, locutor da Rádio Vizela

 
1955 - Alves, jogador do FC Vizela no final da época de 1970.

NESTA DATA FALECERAM
2014 - Maria Conceição Freitas (S. João)
2013 - Aida da Purificação (S.Eulália)
2008 - Isabel Felicidade Silva Coelho (S.Eulália)
2008 - Maria Amélia Castro (S. Miguel)
2020- Maria Augusta L. P. Dias F. Morais (S.Miguel)
2020 - Armando Nunes Moreira (S. João)
2022 - Maria Guilhermina C. Lopes (Moreira)
2023 - Joaquim Freitas Silva (S.Eulália)

NACIONAL E INTERNACIONAL

Eventos históricos

1431: Joanad'Arc é interrogada na prisão pelo Cardeal de Winchester. 37 — O imperador romano Calígula aceita os títulos do principado, concedidos a ele pelo senado.
193 — O imperador romano Pertinax é assassinado por guardas pretorianos, que depois vendem o trono em um leilão para Dídio Juliano.
364 — O imperador romano Valentiniano I designa, como coimperador, o seu irmão Valente.
845Paris é saqueada pelos viquingues, provavelmente sob o comando de Ragnar Lodbrok.
1431 — É feita a leitura dos 70 artigos da acusação de Joana d'Arc em Ruão. Estes setenta artigos sustentavam a acusação formal para a Donzela buscando sua condenação.
1795Partilhas da Polônia: o Ducado da Curlândia e Semigália, um feudo ao norte da República das Duas Nações, deixa de existir e passa a fazer parte da Rússia Imperial.
1801 — Assinado o Tratado de Florença.
1802 — O astrônomo Heinrich Olbers descobre 2 Palas, o segundo asteroide descoberto pelo homem.
1809Guerra Peninsular: a França derrota a Espanha na Batalha de Medellín.
1854Guerra da Crimeia: França e Inglaterra declaram guerra à Rússia.
1910Henri Fabre se torna a primeira pessoa a pilotar um hidroavião.
1930 — As cidades turcas de Constantinopla e Angora mudam seus nomes para Istambul e Ancara, respectivamente.
1939Guerra Civil Espanhola: o Generalíssimo Francisco Franco conquista Madrid depois de um cerco de três anos.
1942Segunda Guerra Mundial: comandos britânicos atacam Saint Nazaire na França ocupada pelos nazistas.
1944Brasil: criação do Departamento de Polícia Federal.
1946Guerra Fria: o Departamento de Estado dos Estados Unidos publica o Relatório Acheson Lilienthal, delineando um plano para o controle internacional da energia nuclear.
1979 — Na Pensilvânia, uma bomba do sistema de arrefecimento do reator falha na usina de Three Mile Island e a evaporação de um pouco da água contaminada causa um derretimento nuclear.
1988 — Ocorre o assassinato de indígenas da etnia Tikuna na localidade de Boca do Capacete, Brasil, em face de reiterados conflitos pelo uso e posse da terra.
1994 — Na África do Sul, zulus e partidários do Congresso Nacional Africano entram em conflito no centro de Joanesburgo, resultando em dezoito mortes.
2006Marcos Pontes é o primeiro astronauta brasileiro a viajar para o espaço.
2007 — Inaugurada em Brinches (concelho de Serpa), Portugal a maior central fotovoltaica do mundo.
2016 — Lançamento do Oculus Rift, inovando no conceito de realidade virtual.

NV, 28 MARÇO 2002




28 de março de 2003, Noticias de Vizela

Partilhar