31 DE MARÇO AS DATAS DA HISTÓRIA

A história de Vizela todos os dias no ddV.

1905 -Vizela contava com três afamados cafés: o Madrid, o Brazil e o Café Araújo, os dois primeiros na Rua Dr. Abílio Torres e o terceiro na Rua Ferreira Caldas.

1935 - Poema do poeta vizelense Bráulio Caldas foi exposto em bronze num penedo da Penha-Guimarães, junto à Bica de Santa Catarina, conforme notícia publicada pelo jornal O Comércio de Guimarães.

 


1966 - Morre o Dr. Manuel Bravo de Faria diretor clínico da Companhia dos Banhos de Vizela e médico-chefe dos Serviços Médico-Sociais de Vizela um dos clínicos mais amados de Vizela conhecido como «médico dos pobres» por não cobrar dinheiro aos mais necessitados.

 

1997 - O Belenenses vence o 2º Torneio Internacional de Júniores organizado pelo Futebol Clube de Vizela, durante três dias de Páscoa, e no qual participam as equipas do Vitória SC, Celta de Vigo, Belenenses, Gijon, Santander e FC Vizela. O médico Salgado Almeida e o vereador vimaranense Alberto Oliveira estiveram à frente da organização.
.

1985 - Banda da Sociedade Filarmónica Vizelense, dirigida pelo maestro Ferreira da Costa (foto), faz a estreia de um novo instrumental angariado com a ajuda de benfeitores. Custou 3.500 contos (7 mil euros).

1985 - FC Vizela, 2 - Penafiel, 2, jogo da I Divisão nacional, 23ª jornada.

1989 - Direcção da Rádio Vizela lança panfleto (foto) criticando a reprovação da sua candidatura a um frequência no processo de legalização das Rádio Locais assegurando que continuará a lutar por tal objectivo.


1995 - Fernando Alberto Ribeiro da Silva, que muitos vizelenses consideraram o grande adversário da criação do concelho de Vizela a par de Eurico de Melo e Freitas do Amaral, concede uma entrevista ao jornalista Rui de Lemos do jornal O Povo de Guimarães. O Governador Civil de Braga e líder do PSD de Guimarães reafirma que será sempre contra a criação do Concelho de Vizela, acentuando que não é uma birra, que é «um direito como os vizelenses têm o dele», clarificando que não há nenhuma associação de Vizela que o possa acusar de a ter prejudicado enquanto Governador.


2001 - António Manuel da Fonseca Pedrosa passa ao Quadro de Honra da Real Associação dos Bombeiros Voluntários de Vizela. Era bombeiros desde 1971.

2012 - Vizela adere, apagando a luz de vários espaços públicos, à Hora do Planeta associando-se ao apagão mundial promovido pela organização ambientalista World Wide Found for Nature.



2019 - Realiza-se no rio Vizela, junto ao Maquias o Campeonato Nacional de Slalom 2019 - Open Ibérico, com a participação de dezenas de canoístas de todo o País e Espanha.

2021 - O vereador do PS na Câmara Municipal de Vizela, Horácio vale renuncia ao mandato em desacordo com a política do partido ao nível distrital e nacional. Ler mais aqui.

NASCERAM NESTA DATA



1936 - Joao Ribeiro, membro do Movimento Vizela Sempre e um dos iniciadores das Festas de Vizela em 1972.

- Rodrigo Martins, diretor dos Bombeiros de Vizela.

FALECEU NESTA DATA
2010 - Quintino José Coelho Rijo (S- Miguel)
2019 - Joaquim Manuel Leite Rodrigues (Santa Eulália) 

NACIONAL E INTERNACIONAL

 

Eventos históricos

1822: O massacre de Quíos por Eugène Delacroix

Partilhar