Horácio Vale demite-se da vereação municipal


Vereador da bancada do Partido Socialista na Câmara Municipal de Vizela diz que não faz sentido continuar após as últimas tomadas de posição no seio do PS que levou à candidatura de Victor Hugo Salgado nas próximas eleições por este partido.
Eugénio Silva

Eugénio Silva deverá ocupar o cargo deixado agora em aberto ao lado da vereadora Dora Gaspar. Se não aceitar segue-se Anita Pinto.
O prof Horácio Vale ocupou o cargo na vereação após o pedido de demissão de João Ilidio Costa pouco tempo após as eleições de outubro de 2017.

O pedido de renúncia enviado por Horácio Vale à Câmara Municipal de Vizela liderada por Victor Hugo Salgado e ao Partido Socialista de Vizela liderado por Dora Gaspar é do seguinte teor:

RENÚNCIA AO MANDATO DE VEREADOR

A recente decisão da Federação de Braga do Partido Socialista de se submeter inteiramente aos desígnios pessoais de Victor Hugo Salgado para que este decida pessoalmente, em Vizela, as candidaturas do partido nas próximas eleições autárquicas, determinam uma alteração substancial das orientações até agora assumidas pelos diferentes órgãos do partido sobre a situação político-partidária em Vizela.

Face a este quadro de mudanças radicais e antidemocráticas dos decisores distritais do PS, em que o seu único objetivo é conseguir recuperar, a qualquer preço, a governação da Câmara de Vizela, deixou de fazer qualquer sentido a minha participação num projeto que tinha como objetivo, entre outros, desde as últimas eleições autárquicas de 2017, concretizar a regeneração do partido ao nível concelhio.

Nesta conformidade, acreditando que também na política os meios não justificam os fins, apenas me resta assumir a única decisão que salvaguarda alguma coerência com os valores, princípios e objetivos que nortearam a minha participação, como independente, nas listas do PS nas eleições autárquicas de 2017, ou seja, a renúncia ao cargo de vereador que tenho vindo a desempenhar desde março de 2018.

Pese embora a minha situação de candidato independente, ao longo dos últimos três anos de mandato, sempre procurei desempenhar o cargo de vereador com total respeito pela orientação comum e solidária dos órgãos concelhios do partido. Ao mesmo tempo que me propus defender junto do executivo municipal os compromissos assumidos através do programa eleitoral apresentado pelo PS para as eleições autárquicas de 2017.

Recordo, a propósito, as inúmeras recomendações e outras propostas apresentadas nas reuniões da Câmara Municipal que infelizmente, na sua maioria, não obtiveram aprovação, face às opções político-partidárias assumidas pela coligação no poder.

Não era meu propósito abandonar prematuramente um compromisso que assumi de forma voluntária para defesa dos interesses da comunidade vizelense, procurando ao mesmo tempo responder à confiança que uma boa parte dos eleitores do concelho de Vizela depositaram nos candidatos do PS.

Mas a política oportunista e diria mesmo mercenária dos decisores políticos distritais e nacionais ao ignorarem totalmente a vontade democrática dos militantes, dos simpatizantes e dos órgãos concelhios do PS, obrigam-me a esta decisão de rutura completa com tais procedimentos. 

Despeço-me, na expectativa de que, num futuro próximo, o PS Vizela possa responder cabalmente aos mais fundados interesses da comunidade vizelense, assumindo como principal objetivo o seu desenvolvimento socioeconómico e a promoção da qualidade de vida de toda a população do concelho.

Caldas de Vizela, 31 de março de 2021

Horácio de Jesus Almeida do Vale

Partilhar