8 MARÇO AS DATAS DA HISTÓRIA



SEC. XVIII - DEUS BORMÂNICO -  Em Vizela, foram encontradas até hoje duas lápides com inscrições ao Deus Bomânico, o deus da água. A primeira apareceu em finais do séc. XVIII, no sítio da Lameira, a segunda em 1841 junto ao Banho do Médico. Tanto uma como a outra estão actualmente guardadas no Museu Martins Sarmento, em Guimarães.


A primeira dessas inscrições parece ter sido parte integrante de um monumento. Gravada num monólito de granito, aparelhado de forma tosca, mede cerca de metro e meio de altura.

A dedicatória a Bormânico diz o seguinte: C(aius) Pompeius, Gal(eria), Caturonis f(ilius), Mat(ugenus), Uxamensis, deo BORMANICO v(otum) s(olvit) m(erito). Quisquis honorem agitas, ita te tua gloria servet, Praecipias puero ne linat hunc lapidem.

Quanto à segunda inscrição, pessoas diferentes mas os mesmos objectivos na humilde prece ao deus da água: Medamus, Camali (filius), BORMANICO v(otum) s(olvit) l(ibens) m(erito).

Para além destas duas inscrições existem outras mais de igual importância que são:

1. Lápide com inscrição, proveniente de Vizela, de local não identificado e referida por Pereira Caldas em Notícia arqueológica das Caldas de Vizela;

2. Inscrição encontrada por Martins de Sarmento, em 1844, num local de Vizela não identificado;

3. Inscrição polítea, actualmente perdida, tendo sido descoberta no século XVIII por Mascarenhas Neto, embutida nas paredes de uma casa do lugar de Sobrado, na freguesia de S. Miguel;

4. Inscrição de Aldão, assim conhecida mas proveniente de Vizela, e encontrada pouco depois do ano de 1600, no sítio da Lameira, actual Praça da República.

1980 - O Hospital de Vizela recebe os doentes do Hospital de Guimarães por este se encontrar em obras. Até aí o Hospital de Vizela esteve devoluto


2002 - Câmara de Vizela compra em hasta pública terrenos das Sedas Vizela onde mais tarde construiu o mercado e o recinto da feira entre outros imóveis.

2015 - Sob a gestão do Grupo de Jovens de Infias, abre naquela freguesia a Loja Social de recolha e distribuição de vestuário, calçado e outros produtos pelos mais carenciados.

2018 - João Ilídio Costa renuncia ao mandato de vereador municipal pelo Partido Socialista de Vizela seis meses depois das eleições autárquicas 2017 onde foi cabeça de lista pelo PS na qualidade de independente.

2022 - Câmara de Vizela aprova por unanimidade a alteração dos nomes da Escola e Agrupamento de Infias para "S. Bento, Vizela". Ler aqui

2022 - São aprovados em reunião municipal o nome das sete pessoas a homenagear no aniversário do Concelho. Ler aqui

FALECEU NESTA DATA

2011 - Justino da Rocha (Santa Eulália)
2010 - Henrique Marques (Escola C. Vizelense)
2013 - Maria Leonor de Jesus Vaz (Regilde)

2019 - Apolino Carneiro (Infias) 
2020 - Luís Gonzaga Ribeiro (S. Miguel)

2021 - Ana da Silva Ferreira (S. Miguel)

2021 - António Fernandes de Sá (S. Miguel)

2022 - Domingos Silva Ferreira (S. João)

2022 - Maria Glória Vaz Couto (S. Miguel)

2023 - Mário Pereira (S.Miguel)

2023 - Joaquim Pereira Faria (Gémeos)

2006 Francisco Silva Ferreira (S. Miguel)

NACIONAL E INTERNACIONAL

 Eventos históricos

1669: O vulcão Etna na Sicília
1911: Passeata pelo direito ao voto feminino em Nova Iorque
1918: Gripe espanhola: em Seattle passageiros não podem subir no bonde sem máscaras.

Partilhar