COVID 19 Últimas notícias

Tudo pelo combate a um vírus que está a fazer alterar os hábitos de biliões de pessoas em todo o mundo. O ddV está a publicar todos os dados de alerta que lhe são enviados pelas autoridades competentes de saúde e outros organismos. Em atualização.


SÁBADO, 14 MARÇO

A Sonae Sierra informou esta sexta-feira, 13 de março, que as suas lojas — como os supermercados Continente — poderão passar a abrir até ao meio-dia e a encerrar a partir das 20 horas. A decisão quanto ao horário será tomada por cada loja, por isso terá de consultar a loja mais próxima de sua casa para saber mais detalhes.



12 de março

BALANÇO DESTA QUINTA FEIRA
A Direção-Geral da Saúde atualizou, esta quinta-feira à tarde, o número de infetados de 59 para 78, dos quais 69 estão internados. 
Foi o maior aumento de casos num dia (19). 
A região Norte continua a ser a que regista o maior número de casos confirmados (44), seguida da Grande Lisboa (23) e das regiões Centro e do Algarve, ambas com cinco casos.
O boletim divulgado hoje assinala também que há 133 casos a aguardar resultado laboratorial e mais de 4.,900 contactos em vigilância. 
No total, desde o início da epidemia, a DGS registou 637 casos suspeitos.


JOGO
A partida de futebol entre o Cerveira e o FC Vizela do próximo domingo é adiada em função da interrupção do Campeonato de Portugal decretada hoje.

OUTRAS RESTRIÇÕES
Além do encerramento das escolas, o Governo decidiu que vai avançar com "restrições" no acesso a "centros comerciais, restaurantes e outros locais de diversão", para responder à situação de pandemia,


ESCOLAS FECHAM SEGUNDA FEIRA
O Governo vai decretar o encerramento de todas as escolas do País, a partir de segunda-feira, no âmbito do combate à propagação da pandemia de Covid-19.
A medida abrange todos os níveis de ensino e prolonga-se até 9 de Abril,altura em que a situaão será reavaliada. Assim, mais de 1 milhão e 600 mil alunos, do pré-escolar ao ensino superior, ficam sem sem aulas.

Devido ao surto de COVID-19 na região, esta caminhada está CANCELADA! Para receberem o reembolso dos bilhetes já adquiridos, devem dirigir-se à Junta de Freguesia de Santa Eulália.

FEIRA
A feira semanal de Vizela não se realizou.

CAMPEONATOS DA LIGA PARADOS
A Liga de Futebol Profissional vai parar os campeonatos profissionais, com efeitos já nos jogos deste fim de semana. Depois de se ter reunido esta tarde com os médicos dos clubes, o organismo resolveu suspender o campeonato da Liga e da 2.ª Liga por tempo indeterminado. Em causa estão as implicações do novo coronavírus na saúde dos jogadores.

JUVENTUDE SOCIAL DEMOCRATA
Fica adiada a eleição de delegados, bem como o Congresso Nacional da JSD que estava agendado para o mês de abril.

UNIÃO DESPORTIVA DE POLVOREIRA
Todas as atividades desportivas dos escalões de formação, em virtude do surto do vírus COVID-19 (corona vírus), se encontram suspensas até ao fim de semana 21 e 22 de Março, pelo menos.

VINHOS
A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) acaba de implementar o transporte de amostras para análise e o envio de selos de garantia via CTT como medidas de prevenção contra o novo coronavírus.
A solução proposta visa facilitar os procedimentos habitualmente efectuados presencialmente e evitar os contactos directos para a resolução de necessidades quotidianas dos Agentes Económicos da Região. As amostras para análise laboratorial são preparadas previamente pelo produtor, que solicita a recolha no site da CVRVV, que será depois recolhida por estafeta e entregue na CVRVV no prazo máximo de 24 horas.


LA LIGA
A primeira e segunda ligas espanholas profissionais foram, esta quinta-feira, suspensas pela Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), como medida para prevenir a propagação do Covid-19.


Às 11h25 de hoje estavam 78 casos confirmados de covid-19 em Portugal.

PODOLOGISTAS
No caso de consultas já marcadas, proceder a uma triagem prévia, através de chamada telefónica, para aferir junto do doente se apresenta sintomas compatíveis com o COVID-19 (febre, ainda que modesta; tosse; espirros; conjuntivite; diarreia; rinite), se esteve em viagem ou em contacto com pessoas provenientes de países de risco máximo;

No caso de identificar doentes com sintomas compatíveis com COVID-19, tentar adiar a consulta, se não for situação de urgência;

Usar luvas e duas máscaras cirúrgicas (trocadas sempre por doente);

Retirar da sala de espera revistas, folhetos e outros objetos que possam ser manuseados por várias Pessoas.

Para os podologistas que não se encontram nas zonas de risco máximo ou maior risco, identificadas pela Direção-Geral da Saúde, a Associação Portuguesa de Podologia recomenda a adoção das medidas preventivas universais divulgadas pela Organização Mundial da Saúde como limpar e desinfetar imediatamente todas as superfícies e ambiente de trabalho, após cada consulta; fazer renovação do ar das salas com frequência; seguir escrupulosamente todos os procedimentos universais de esterilização e desinfeção; usar máscaras com válvula PFF2 ou, em caso de continuar a usar as máscaras habituais, trocá-la a cada duas horas para evitar a perda de eficácia; reforçar o uso de batas, luvas e proteção ocular; lavar cuidadosamente as mãos antes e depois de tratar os doentes; adotar medidas de etiqueta respiratória (tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir – com lenço de papel ou com o cotovelo, nunca com as mãos; deitar sempre o lenço de papel no lixo); evitar os contactos interpessoais de proximidade.

A Associação Portuguesa de Podologia vai manter a atenção devida relativamente ao desenvolvimento do coronavírus em Portugal e recomenta analisar toda a informação disponível no link da Direção-Geral da Saúde www.dgs.pt/corona-virus.aspx.


SANTO TIRSO
Encerramento ao público de todos os equipamentos municipais de âmbito desportivo e cultural, nomeadamente:

· Polidesportivo Municipal,· Parque Desportivo Municipal Sara Moreira,· Pavilhão Municipal,
· Piscina Municipal,· Biblioteca Municipal,· Centro Cultural Municipal de Vila das Aves,

· Centro Interpretativo do Monte Padrão, · Museu Internacional de Escultura Contemporânea.

2. Suspensão dos programas desportivos Santo Tirso Ativo, Boccia Sénior e Desporto Adaptado;

3. Cancelamento da reunião de Câmara descentralizada prevista para o dia 19 de março, na União de Freguesias de Areias, Sequeirô, Lama e Palmeira;

4. No caso do Parque Desportivo Municipal Sara Moreira e do Pavilhão Municipal, serão apenas permitidos os jogos de competições federadas já calendarizados, com a recomendação de que se realizem à porta fechada;

5. Ainda no âmbito do Plano de Contingência em vigor, foram já cancelados todos os eventos de caráter público, até ao final de abril, bem como todas as viagens de trabalho e ações de formação previstas, limitando ao máximo reuniões presenciais, e restringindo a entrada de pessoas externas nos serviços;

6. Mantém-se em funcionamento o Espaço do Munícipe, a Central de Transportes, as Estações de Caminhos de Ferro de Santo Tirso e de Vila das Aves, bem como a Feira e o Mercado Municipal.

VIMÁGUA
A Vimágua, seguindo as orientações da Direção Geral de Saúde e da Proteção Civil, adota, com efeitos imediatos, e até, pelo menos, ao próximo dia 5 de abril.

Restrição no atendimento ao público. As situações, como sejam, celebração de contratos, denúncia de contratos, alteração de dados nos contratos, pedidos de ramais, comunicação de leituras, reclamações, pedidos de licenciamento, informações relativas a cadastro de redes, pedidos de esclarecimento e marcação de vistorias, devem, preferencialmente, ser tratadas por email, por telefone ou através do Balcão Digital. O email da Vimágua é o vimagua@vimagua.pt, estando disponíveis os respetivos formulários no site da Vimágua, em www.vimagua.pt. Já o contacto telefónico é o 253439560. Sendo o contacto feito por email, deverá ser indicado um n.º de telefone para contacto, podendo haver necessidade de algum esclarecimento adicional.
O pagamento de faturas deverá, também, e sempre que possível, ser feito através do Multibanco ou por débito direto. VIMÁGUA

PASSEIO CANCELADO
A Comissão de Festas da Senhora da Tocha decidiu cancelar a ida à Serra da Estrela.

ESPANHA e FRANÇA
Nesta altura 54 vítimas mortais e mais de 2.200 casos confirmados em território espanhol. Em França, há registo de 48 vítimas mortais.

VILA FLOR
O Centro Cultural Vila Flor em Guimarães encontra-se encerrado. O espetáculo Camané e Mário Laginha deste sábado fica sem efeito.

AÇORES
O Governo dos Açores declarou o estado de alerta no arquipélago até ao dia 31

SUPERMERCADOS
Os supermercados portugueses revelam que não é necessário uma corrida às prateleiras e que não vão faltar produtos essenciais. Conservas, álcool e papel higiénico são os produtos mais requisitados. Aconselham à tranquilidade.

SELEÇÃO FORA DO QATAR
A seleção portuguesa de futebol já não vai participar no torneio internacional no Qatar, que estava marcado para o final do mês de março,

ITÁLIA
A Itália é o maior foco de infeções de coronavírus na Europa e o segundo caso mais grave do mundo. Hospitais estão à beira da rotura.

BANCOS
Os bancos portugueses pedem aos clientes para evitarem as deslocações a balcões e para utilizarem a internet.

UNIVERSIDADES FECHADAS
A Universidade do Porto vai suspender as aulas presenciais nas 14 faculdades daquela instituição a partir de hoje e por tempo indeterminado.

ESCOLAS ABERTAS
As escolas só devem fechar por determinação expressa das autoridades.Ou seja, o órgão consultivo não aconselha, para já, o encerramento generalizado das escolas.
Entretanto o Conselho de Ministros vai reunir esta quinta-feira e tomar uma decisão.

EUROPEU DE FUTEBOL
Está em risco a realização do Euro 2020 por causa do Coronavírus. A UEFA exige que os governos dos 12 países que vão receber a prova garantam todas as condições de segurança

LOUSADA e FELGUEIRAS
são as duas localidades onde se registaram mais casos de Covid-19. Por esta altura, estão praticamente paralisadas. Os serviços públicos encontram-se fechados.

11 março 

PANDEMIA
O diretor-geral da OMS disse que a epidemia se pode considerar já uma pandemia, depois de, nas últimas duas semanas, o número de casos fora da China se ter "multiplicado por 13".

FUTEBOL POPULAR SUSPENSO
Foi decidido esta noite, em reunião com todos os associados da AFP Guimarães, suspender todas as provas por tempo indeterminado devido ao surto epidémico do COVID-19. A Associação retomará todas as actividades quando e se estiverem reunidas todas as condições adequadas ao não alastramento da epidemia. Os calendários serão à seu tempo reajustados e os clubes devidamente notificados caso as provas sejam retomadas.

A Direcção
 ..............

PANDEMIA
A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou nesta quarta-feira, 11, o surto do novo coronavírus (SARS-CoV-2) como uma pandemia. Mais de 118.000 pessoas foram contaminadas em 114 países, de acordo com o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanon. O Brasil tem 34 casos confirmados da doença.

 HOTÉIS RURAIS Em face da situação criada com o Covid 19 e em consequência das recomendações da Direção Geral de Saúde, a Associação de Hoteis Rurais de Portugal informa: 1. Os Hotéis Rurais de Portugal estão atentos ao evoluir da situação e criaram os seus planos de contingência de acordo com as orientações da DGS-Direção Geral de Saúde; 2. Os Hoteis Rurais são estruturas de pequeno porte e de exploração maioritariamente familiar, com riscos muito reduzidos; 3. Os Hoteis Rurais situam-se em zonas de muito baixa densidade populacional, cujos riscos de contágio são muito baixos; 4. Os Hoteis Rurais não comportam grandes concentrações de pessoas nem de recursos humanos nem de Hospedes simultaneamente; A Associação de Hotéis Rurais de Portugal, considera que é seguro fazer férias nas unidades de alojamento de Turismo em Espaço Rural espalhados por todo o território Nacional de norte a sul e Ilhas dos Açores e Madeira, usufruindo do contacto com a natureza, das excelências gastronómicas de cada região, e da calma e tranquilidade que podem ser usufruídas em cada Hotel. Recomendamos a todos os nossos clientes que sigam as instruções da DGS – Direção Geral de Saúde e as recomendações dos Hoteis, para o caso de dúvidas que persistam em cada momento e em cada situação especifica. Desejamos a todos boas estadas nos Hoteis Rurais de Portugal. A Direção da Associação de Hoteis Rurais de Portugal .

FEIRAS DE GUIMARÃES As Feiras a realizar no território de Guimarães estão suspensas, através do despacho referente ao conjunto de várias medidas preventivas adotadas pela Câmara Municipal de Guimarães, no contexto do surto do COVID-19. Estas medidas de prevenção estão em vigor até 5 de abril, sujeitas a uma permanente avaliação.

 JOGO
A partida entre o Cerveira e o FC Vizela do Campeonato de Portugal vai realizar-se à porta fechada. Este domingo às 15 horas. 

Cinema e sala de jogos do Fórum Vizela encerrados

CINEMA FÓRUM

Na sequência do surto da nova estirpe de Coronavírus (COVID-19), na região norte do Pais e no seguimento das medidas decretadas pela Direção-Geral de Saúde, assim como pelo Município de Vizela, de ordem preventiva, para evitar a transmissão da doença na comunidade, o Cinema e sala de jogos do Fórum Vizela vão encerrar a partir de amanhã.

PREOCUPAÇÃO NOS TÊXTEIS
A Associação Têxtil de Portugal (ATP) está preocupada com o impacto da pandemia de Covid-19 que, entre outras áreas da economia, está a afetar a cadeia de fornecimento de tecidos. Antecipa-se a falta de matérias-primas, acessórios e materiais auxiliares. Em defesa das empresas do setor, e de acordo com declarações prestadas ao “Jornal Económico”, a ATP já reuniu com o governo no sentido de melhorar o atual regime de layoff para as empresas que necessitem de o aplicar. 

CAMINHADA
A caminhada de S. Paio de Vizela que estava agendada para este domingo, foi adiada para o dua 11 de junho.

 UNIVERSIDADE CATÓLICA
A Universidade Católica Portuguesa em Braga irá suspender as aulas presenciais por duas semanas. Esta medida tem efeitos a partir do dia 11 de março de 2020. Cada Faculdade comunicará oportunamente as medidas adotadas para a atividade letiva durante este período. MAIS MÉDICOS Mais de mil médicos responderam positivamente ao apelo lançado pelo Bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, para reforçar a capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde para combater o surto de Covid-19 LÁ FORA Mais de 60 mil das cerca de 80 mil pessoas infetadas em território chinês já conseguiram recuperar da infeção. A Bélgica anunciou a primeira morte por Covid-19 no país. Trata-se de um paciente de 90 anos. ESCUTEIROS O Corpo Nacional de Escutas (CNE) suspendeu todas as atividades nacionais até ao dia 25 de março. LINHA A Linha SNS Saúde24 vai ser reforçada com mais meios humanos e técnicos. A garantia foi deixada esta quarta-feira, no Parlamento, pela ministra da Saúde. 11h00 - Até agora, o surto atingiu 119.476 pessoas em todo o mundo, das quais 65.900 já recuperaram da infeção. Do número total, 4.290 pacientes não resistiram ao contágio. TRIBUNAIS - A DGSJ infirma que só devem deslocar-se aos tribunais as pessoas que foram convocadas para diligências processuais ou que tenham motivo absolutamente inadiável que não possam tratar pelo telefone ou informaticamente.” 11h00 - Madrid regista 1.024 casos de infeção e 31 mortes. Em toda a Espanha são mais de 1.600 casos e 38 mortes. 11h00 -Suspensão das feiras mensais realizadas no concelho de Sabrosa. NOVOS CASOS Há seis novos casos de doentes infetados com o novo coronavírus no Hospital de São João, confirmados durante o dia de ontem, que não estão contabilizados no balanço oficial - refere o JN. PENAS Quem não cumprir o confinamento pedido pela Direção-Geral da Saúde (DGS) para estancar a transmissão do Covid-19, pode incorrer num crime de propagação de doença, cuja pena de prisão chega aos cinco anos. Para já, Felgueiras e Lousada são as localidades mais afetadas pelo novo coronavírus e sob quarentena. RELIGIÃO - Procissões da Semana Santa em Braga foram canceladas, determinou o arcebispo D. Jorge Ortiga. - Missas e catequese suspensas em Felgueiras, determinou o bispo D. Manuel Linda. DIA 10 S.PAIO- TAGILDE A Junta de Freguesia informa que, devido ao surto de COVID-19 na região, as actividades físicas da actividade sénior estarão suspensas até novas indicações. Agradecemos a compreensão. União Freguesias S.Paio e Tagilde.  

ESCOLAS PODERÃO FECHAR
A possibilidade de fechar todas as escolas no país para travar o surto de coronavírus vai ser colocada pelo Governo, amanhã, numa reunião agendada com o Conselho Nacional de Saúde Pública.

Questionado pelos jornalistas sobre a eventualidade de fechar escolas devido ao surto de Covid-19, António Costa foi esclarecedor. "Essa é uma questão que vamos certamente colocar na reunião de amanhã com o Conselho Nacional de Saúde pública", disse o primeiro-ministro.
----------------------


CAMPEONATO DE PORTUGAL

O grupo de emergência criado pelo Presidente da FPF para monitorizar o impacto do Covid-19 nas nossas provas, constituído pelo próprio Presidente da FPF, Presidente da Liga Portugal, Presidente da Comissão delegada das Associações, Presidente do Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol, Presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, Presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol e Presidente da Associação Nacional de Médicos de Futebol, decidiu esta terça-feira de manhä o seguinte:

- Suspender todas as provas nacionais dos escalões de formação de futebol e futsal entre 14 e 28 de março;

- Determinar que todos os jogos das competições nacionais seniores de futsal decorram à porta fechada;

- Determinar que os jogos das provas nacionais seniores não-profissionais de futebol não poderão ter mais de 5 mil pessoas nas bancadas, no cumprimento das recomendações da Direção-Geral de Saúde;

- Determinar que todos os jogos das competições de futebol profissional decorrerão à porta fechada.

O grupo de emergência continuará a monitorizar a situação, podendo rever - ampliando ou reduzindo - as medidas agora implementadas.
FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL
---------------------------------------------------------------------------------------


DESPORTIVO JORGE ANTUNES CANCELA TREINOS
A título informativo informamos que o Desportivo Jorge Antunes decidiu suspender os treinos do Departamento de Formação de Futsal como medida preventiva devido ao COVID-19.


"O Desportivo Jorge Antunes informa que, devido ao surto do COVID-19, os treinos do Departamento de Formação de Futsal se encontram suspensos por, pelo menos, duas semanas.

Como é do conhecimento geral, encontramo-nos no epicentro desta epidemia e, na qualidade de entidade formadora, é nossa responsabilidade zelar pela saúde e bem-estar dos nossos atletas.

Assim sendo, e seguindo as diretrizes da Direção Geral de Saúde, decidimos suspender os treinos de todos os escalões de formação de Futsal do nosso clube como medida preventiva.

Cientes da responsabilidade que nos é atribuída, continuaremos atentos à evolução do surto COVID-19 e, se necessário, tomaremos as medidas adicionais que considerarmos adequadas e oportunas.

Associação - Desportivo Jorge Antunes,

-------------------------------------------------------------------------------------------------


AF BRAGA SEM JOGOS

A Direção da AF Braga, considerando a necessidade de assumir uma posição que contribua ativamente para a prevenção e o controlo da COVID-19 e atenta aos últimos desenvolvimentos e notícias vindas a público, bem como às comunicações feitas por diversos Clubes filiados, durante os dias de ontem e de hoje, decidiu SUSPENDER durante a presente semana toda a atividade desportiva oficial, organizada pela AF Braga.

Assim, nesta conformidade, os jogos marcados para o fim-de-semana 14/15 de março não se realizarão.

Sem alarmismos, mas com espírito de responsabilidade foi tomada esta decisão, sugerindo aos Clubes filiados que suspendam, também, as suas atividades desportivas diárias (treinos).

Igualmente estão suspensas a realização dos treinos das Seleções Distritais, bem como as aulas dos Cursos de Treinadores que estão a decorrer, durante esta semana.

Tal como já comunicado, serão também adiados os Fóruns Dar Voz ao Feminino e Encontro de Municípios.

A Direção da AF Braga vai continuar atenta aos desenvolvimentos sobre esta matéria e manter-se-á, sempre, em contacto com os Dirigentes e responsáveis dos nossos Clubes Filiados. AFB



ELEIÇÕES NO PS ADIADAS
Na sequência da epidemia de coronavírus e do risco associado de propagação, entendeu a Direção Nacional do PS, em articulação com a Federação Distrital de Braga e com as candidaturas, adiar o
Congresso Federativo e as eleições.

--------------------------------------------


BASQUETEBOL DO FC VIZELA
A Secção de Basquetebol do FC Vizela informa que, devido ao surto do COVID-19, todos os seus treinos irão ser suspensos por tempo indeterminado.

Como todos temos conhecimento, localizamos-nos no epicentro desta epidemia, ficando os concelhos de Felgueiras e Lousada nas imediações do nosso concelho de Vizela. Sendo que nós na qualidade de entidade com responsabilidades sociais, entendemos que seja da nossa responsabilidade zelar pela saúde e bem-estar dos nossos atletas e respectivos familiares.

Desta forma e seguindo as directrizes da Direcção Geral de Saúde, chegamos á conclusão de que a suspensão dos treinos para todos os escalões da nossa secção de Basquetebol do nosso clube como medida preventiva seria a melhor e mais segura decisão.

A coordenação da Seção encontra-se ciente da sua responsabilidade, e irá continuar atenta à evolução deste surto COVID-19 que não é exclusiva de ninguém, sendo infelizmente um problema sério e global. Se a coordenação entender necessário, irá tomar medidas adicionais se estas foram necessárias em seu devido tempo.
O Coordenador da Secção, Pedro Silva, 10 de Março de 2020

-----------------------------------------------------------------------------------



CENTRO CULTURAL E DESPORTIVO DE SANTA EULÁLIA
O C.C.D. Santa Eulália vem, através de comunicado oficial, anunciar medidas de prevenção contra a propagação do Covid-19.
Tendo em consideração as últimas notícias vindas a público de que o referido vírus tem casos confirmados na cidade de Felgueiras, e mais recentemente no concelho de Vizela, informamos TODOS OS ATLETAS, PAIS, TREINADORES E RESTANTE STAFF do seguinte:
Se estiveram em contacto direto ou indireto com alguém suspeito, NÃO DEVERÃO COMPARECER no respetivo local de prática desportiva durante o período de 15 DIAS.
Desta forma, o plano desportivo torna-se secundário, sendo que a prioridade será a saúde de todos os nossos atletas e de toda a comunidade eulalense.
Juntos e cumprindo estas simples regras, faremos da prevenção a nossa maior arma para impedirmos que o vírus se continue a espalhar por solo nacional.
Agradecemos desde já a cooperação de todos e relembramos que cumpram sempre as orientações dadas pela Direção Geral de Saúde.

CCD SantaEulalia 

------------------------------

Futsal - Taça de Portugal


Cumprindo a decisão do grupo de emergência criado pelo Presidente da FPF, os jogos da Taça de Portugal de futsal masculino e feminino, a realizar nos próximos dias em Matosinhos, vão decorrer à porta fechada. Os jogos poderão ser acompanhados em direto no Canal 11.
FPF 

--------------------

Em Portugal sobe para 41.
A Direção Geral de Saúde atualizou o boletim epidemiológico: há 41 pessoas infetadas em Portugal. A maioria (27) na região norte do país.
Oitenta e três pessoas aguardam neste momento os resultados das análises laboratoriais. Já foram analisados 375 casos suspeitos. As autoridades de saúde mantêm em vigilância 667 contatos.

Partilhar