Hospital da Senhora da Oliveira arranca com segunda fase de obras nas Urgências


O Serviço de Urgência (SU) do Hospital Senhora da Oliveira (HSOG) encontra-se em processo de requalificação e melhoria.

Esta intervenção, que se considerou ser de caráter urgente, quer pelo upgrade das condições do espaço físico para os profissionais, quer para a melhoria dos cuidados prestados à população que servimos, vai entrar, esta semana, na segunda fase de obras.

Esta nova fase de requalificação do SU, e como qualquer projeto alvo de uma grande intervenção
estrutural, vai exigir algumas alterações do espaço físico, ou seja, a parte antiga da urgência será
temporariamente encerrada, sendo que os utentes passarão a ser atendidos na nova área do SU.
Considerando que esta nova fase acarretará exigências adicionais, nomeadamente pela redução do espaço físico que provocará, inevitavelmente, alguns constrangimentos, foi realizada uma visita in loco com os parceiros locais que trabalham em parceria com o HSOG para que haja o envolvimento de todos nesta transição para a nova área do SU, nomeadamente para conhecimento da orgânica deste novo espaço físico.

Durante esta visita ficou clara a melhoria das condições físicas desta nova área, reiterando-se a importância de que, nesta segunda fase de requalificação, é fundamental adequar o espaço a situações de saúde que sejam, efetivamente, casos urgentes e emergentes.
Assim sendo, reforçou-se a importância de que neste período transitório de obras os doentes agudos não urgentes devem optar por respostas mais adequadas à sua condição, nomeadamente através de contacto com a Linha Saúde 24 ou utilização do Cuidados de Saúde Primários da sua área de residência. Dentro desta ótica, o Agrupamento de Centros de saúde (ACES) do Alto Ave tem, atualmente, uma oferta assistencial mais alargada nas suas Unidades de Saúde.

Na realidade, esta segunda fase de obras antecede o projeto final: unir a parte antiga do SU à nova área formando, assim, um espaço de atendimento muito mais amplo e humanizado.
O Conselho de Administração do HSOG solicita a compreensão de todos, reiterando que esta intervenção é absolutamente necessária, ambicionada pelos utentes e profissionais de saúde, sendo a sua conclusão uma mais-valia para a região.

Partilhar