VIRUS 70 alunos de Vizela em quarentena

Para além do encerramento temporário do ginásio Vizela Fitness decretado pela Direção Geral de Saúde após a entrada de uma mulher com caso de vírus Covid-19, a RTP anunciou hoje que 70 alunos duma escola de Vizela se encontram de quarentena profilática presumivelmente por contato com a referida pessoa.


Felgueiras e Lousada, concelhos limítrofes de Vizela, adotaram esta manhã inúmeras medidas de prevenção abrangendo diversos setores públicos e colocaram os serviços das respetivas câmaras em atendimentos mínimos.
Por Vizela, para além da medida sobre o ginásio e os 70 alunos em quarentena profilática avançada pela RTP, não são conhecidos mais casos até ao momento sobre o surto que está a assustar o mundo.

Em Portugal, o número de casos subiu para 30, mais nove do que no sábado. O Presidente da República decidiu cancelar a agenda durante duas semanas e ficar em casa em isolamento. A DGS mandou encerrar todas as escolas, mas também mandou suspender a atividade dos estabelecimentos de lazer/culturais e de utilização pública nos concelhos de Felgueiras e Lousada.

Ponto de situação: 
30 casos confirmados e Lousada e Felgueiras com medidas extraordinárias de contenção

Portugal regista 30 casos confirmados de infeção Covid-19. São mais nove casos do que no anterior balanço de sábado, no dia em que se confirmou o primeiro caso no Algarve.

Há mais de 400 pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde por terem estado em contacto com pessoas infetadas.

Entre aqueles em vigilância está o Presidente da República. Por precaução, Marcelo Rebelo de Sousa cancelou a sua agenda para as próximas duas semanas e fica isolado em casa. O Presidente garante em comunicado no site da Presidência que não tem sintomas, mas esta segunda-feira deverá efetuar o teste para aferir de uma eventual infeção por coronavírus, garantindo que a informação será logo tornada pública.

Nos concelhos de Felgueiras e Lousada, onde está concentrado um número elevado de casos de infeção, a Direção-Geral de Saúde anunciou a adoção de medidas extraordinárias: encerramento de todas as escolas e instituições como ginásios, piscinas ou cinemas, além de desaconselhar deslocações desnecessárias e a participação em reuniões com elevado número de pessoas a quem resida nestes concelhos.

O Governo português veio entretanto desaconselhar viagens para algumas zonas de Itália, no dia em que este país passou a ser o segundo país com mais mortes por coronavírus, a seguir à China.

O executivo italiano colocou em marcha medidas mais drásticas para tentar controlar o vírus, que na prática implicam que 16 milhões de pessoas (um quarto da população italiana) estejam em quarentena.


22h42 - Concelhos de Felgueiras e Lousada: Vão ser encerradas todas as escolas, mas também diversos estabelecimentos públicos; Viagens são desaconselhadas.

Em comunicado, a DGS revela a tomada de medidas extra para os concelhos de Felgueiras e Lousada: o encerramento de todas as escolas (públicas e privadas), mas também à suspensão de atividade dos estabelecimentos de lazer/culturais e de utilização pública, designadamente ginásios, bibliotecas, piscinas, espaços para eventos e cinemas.

Estas medidas - temporárias, mas sem fim definido - são justificadas pela circunscrição da maioria dos casos confirmados de infeção nos dois concelhos. Na região Norte, estão 23 dos 30 casos confirmados em Portugal. Destes 23 casos, 19 correspondem ao mesmo foco. Há 646 contactos identificados e 296 pessoas em isolamento profilático e vigilância ativa. Há um caso suspeito a aguardar resultados laboratoriais.

A DGS adverte ainda que “as pessoas dos concelhos de Felgueiras e Lousada devem evitar deslocações desnecessárias e participar em reuniões com elevado número de pessoas, de forma a reduzir o número potencial de pessoas contagiadas”.

“Reconhecemos o impacto destas medidas, nomeadamente no dia-a-dia das populações residentes nestes concelhos, e agradecemos antecipadamente a colaboração de todos os cidadãos, que pode ser fundamental no controlo deste surto”, refere o comunicado assinado pela diretora-geral de Saúde, Graça Freitas.

A DGS advoga que, de acordo com a evidência científica até agora, “a maioria das crianças tem quadros ligeiros a moderados mas têm um reconhecido papel como transmissoras de doença, sendo que a redução do contacto entre elas poderá retardar a transmissão da doença na comunidade”.

“Estudos comparativos em circunstâncias de epidemia mostram que o fecho preventivo tem maior efeito quando comparado com o reativo”, adianta a DGS.

Estas medidas serão alvo de revisão à medida que as circunstâncias epidemiológicas evoluírem, adverte a DGS, reforçando ainda as recomendações gerais para evitar a propagação do vírus.

21h30 - Marcelo Rebelo de Sousa realiza teste do coronovírus esta segunda-feira

O Presidente da República vai amanhã realizar o teste ao Covid-19. Marcelo Rebelo de Sousa decidiu hoje passar a isolamento em casa, por precaução.

O resultado do teste, logo que estiver disponível, será divulgado no 'site' oficial da Presidência.

21h20 - Governo português desaconselha viagens a diversas regiões de Itália

A nota publicada no portal das Comunidades começa por referir que a evolução do número de casos diagnosticados e a disseminação da doença provocada pelo novo coronavírus (Covid-19), ao longo das últimas semanas, "recomendam a adoção de medidas preventivas e uma ponderação cuidada quanto à realização de deslocações, em especial às regiões mais afetadas".

Neste quadro, o Governo "desaconselha" a realização de "qualquer viagem à província chinesa de Hubei, a diversas regiões de Itália e de viagens não essenciais", a vários locais da China, Irão e Coreia do Sul, acrescenta o alerta do gabinete da Secretária de Estado das Comunidades.

República Popular da China, Irão, Coreia do Sul (cidades de Daegu e Cheongdo e a província de Gyeongsang-buk) são os locais referidos na nota como aqueles para os quais os portugueses também não deverão viajar a não ser que sejam viagens consideradas essenciais.

21h10 – Líder do CDS-PP diz que não há confiança na DGS e Ministério da Saúde

Francisco Rodrigues dos Santos veio dizer, numa entrevista à RTP, que não há em Portugal um clima de confiança no Ministério da Saúde e na Direção-Geral da Saúde para o combate ao surto do novo coronavírus.

O presidente do CDS-PP desafiou o primeiro-ministro a criar um gabinete de crise para dar uma "resposta de saúde que seja eficiente" ao surto de Covid-19 e prestar as informações necessárias à população.

Partilhar