17 ABRIL AS DATAS DA HISTÓRIA


1938 - São apresentadas duas récitas no Cine-Parque a favor dos Bombeiros de Vizela. A orquestra é dirigida pelo maestro Joaquim Chicória.

1920 - Começa construção da Capela de Santa Ana em Infias, local para onde as procissões do Senhora das 5 Chagas passam a dirigir-se, deixando de haver a romaria à Senhora do Monte em Serzedelo por divergências entre a população das duas freguesias.

1938 - São apresentadas duas récitas no Cine-Parque a favor dos Bombeiros de Vizela. A orquestra é dirigida pelo maestro Joaquim Chicória.


1968 - Abre a Adega Avelino fundada por Avelino Ribeiro. Primeiramente funcionou na Rua Pereira Reis e depois na rua da Rainha em Vizela onde se mantém agora sob a gerência do filho Agostinho Ribeiro.

1977 - FC Vizela vence Vilaverdense por 1-0 em jogo da I Divisão Distrital da AFB. Jogou com Silva, Quim, Zé Carlos, Freitas, Guta, Machado, Miranda, Zé Pedro, Peixoto, Rocha e Moisés. Suplentes: José Carlos, Gabriel, Freitas II e Leal... Deste campeonato faziam parte: Moreirense, Ribeirão, Taipas, Ronfe, Merelinense, Palmeiras, Prado, Dumiense, Vieirense, Granja, Maximinense, Bairro Misericórida, Lomarense, Fão, Vilaverdense, Airão e Amares.


1982 - Realiza-se em Vizela a maior manifestação de sempre pela criação do Concelho. No palco montado na Praça da República usaram da palavra, Abel Pinto (diretor do Notícias de Vizela), Augusto Torres (pres. Junta S. João), Artur Silva (pres. Junta de Infias), deputado do PPM Carlos Santarém e Manuel Campelos (MRCV).

1993 - Fábio Júnior, ator/cantor brasileiro enfia o barrete à Rádio Vizela num espetáculo no pavilhão dos Bombeiros onde não esteve meio hora em palco e zarpou para outras paragens deixando os presentes, que não tinham pago tão pouco, de boca aberta. Um logro!

1998 - A Câmara de Felgueiras, liderada por Fátima Felgueiras é acusada pelo MRCV de lançar mãos à demagogia através de aliciantes promessas à população de Regilde promovendo naquela freguesia uma manifestação popular contra a integração no Município de Vizela na qual participa toda a vereação felgueirense. Os autarcas regildenses não resistem à pressão e demitem-se dos seus cargos. Oficialmente não é tomada pelos autarcas da freguesia deliberação contra a integração em Vizela. Felgueiras venceria esta causa continuando Regilde a pertencer àquela Município apesar de ter sido votada na AR a sua integração em Vizela".

2004 - Júniores do Futebol Clube de Vizela, treinados por Hélder Batista, sobem ao Nacional da categoria.

2008 - A médica Dra Resgate Salta é reeleita Presidente da Casa do Benfica de Vizela.



2011 - Inauguração da sede da Vizelgolfe no Parque das Termas, campo de petergolf Fonseca e Castro, pelo Presidente da Câmara de Vizela, Dinis Costa. Gonçalo Castro é o Presidente da Vizelgolfe.

2011 - Ao vencer o Ribeirão por 2-1, o Vizela, orientado pelo prof. Rui Dias, assegurou a manutenção na II Divisão com uma equipa composta por 50 por cento de jogadores cedidos pelo SC Braga.

2011 - Centenas de pessoas acorrem a Vizela para assistir às cerimónias da Semana Santa em S. João das Caldas.

2012 - Morre Kim Tarola, importante activista na luta de rua pela criação do concelho de Vizela. Morava em S. João e tinha 70 anos.

2018 - Restaurante Adega Avelino comemora 50 anos com uma grande festa no Auditório Luís Lopes.

2019 - Greve dos transportadores de combustíveis origina uma corrida enorme às bombas de gasolina esgotando todo o combustível.

2020 - Relatório do Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Ave Guimarães, Vizela e Terras dos Basto aponta para a existência no concelho de Vizela de 62 casos confirmados da Covid 19. Um número da pandemia mundial que tem aumentado de dia para dia e que já causou uma vítima mortal no concelho de Vizela. Neste dia é decretado pelo Presidente da República o terceiro estado de emergência e quarentena, com as pessoas retidas em casa, comércio, serviços e várias industrias encerradas, no País, até final de abril.
O mesmo relatório refere que estão 38 (menos um que ontem) pessoas em vigilância ativa e 32 (menos 4 que ontem) a aguardar resultados.
O concelho de Vizela regista um  falecimento devido à covid 19.

2022 - São retomadas as Visitas Pascais em todas as paróquias após três anos de interregno devido à covid-19.

2023 - FC Vizela empata 1-1 em casa com o Boavista em jogo da 28ª jornada da I Liga. Ler + aqui.
.
Nasceu Nesta Data
- JOÃO MARTINS, Câmara M. Vizela
 ----------------------------------------------------

Eventos históricos

1964: Lançamento do Ford Mustang.
2014: Concepção artística do exoplaneta Kepler-186f.

NASCEU NESTA DATA
- Rogério Marinho (Café Central, Santa Eulália)
- DJ Lena Silva
- Américo Monteiro (autarca e fotógrafo de Moreira de Cónegos)

FALECEU NESTA DATA
2013 - Diamantino Ferreira da Silva (S. João)
2012 - Joaquim Almeida Monteiro (Quim "tarola") Vizela

Partilhar