18 DE ABRIL AS DATAS DA HISTÓRIA


1988
- Primeiro ministro Cavaco Silva recebe em audiência o Movimento para a Restauração do Concelho de Vizela.


1889 - A Câmara Municipal de Guimarães determina que o Matadouro de Vizela será em casa pertença de Joaquim Pinto de Sousa (onde está hoje a Casa da Cultura, em Frades).

1911 - Fica aprovado em assembleia dos Bombeiros de Vizela a construção da primeira casa-escola em madeira nas traseiras do quartel ficando o comandante António Feliciano da Silva Caldas responsável pela sua construção. Era presidente da direção, José de Freitas Ribeiro de Faria.
Só mais tarde foi construída no mesmo espaço uma casa-escola em granito (foto) que perdurou até 1989.

1943 - A Legião Portuguesa de Vizela e a Banda de Música dos Bombeiros de Vizela, sob a regência de Joaquim da Costa Chicória, participam na procissão aos Entrevados, festividades da Páscoa, na Paróquia de S. João. 



1984 - Trabalhadores da empresa Guilherme Caldas Peixoto prestam homenagem póstuma ao fundador desta empresa "carinhosamente tratado por Gui" não esquecendo o seu bom relacionamento com a classe operária: "Quem sabe viver não chega a morrer" pode-se ler na lápide.
 

1988 - Primeiro-ministro Cavaco Silva recebe em audiência no Palácio de S. Bento em Lisboa, o Movimento para a Restauração do Concelho de Vizela (MRCV). A comitiva de vizelenses é composta por Manuel Campelos, Domingos Vaz Pinheiro e José Ribeiro Ferreira. MRCV apresenta a Cavaco Silva a necessidade da criação do Concelho de Vizela, tendo o Primeiro-ministro respondido que o assunto deveria ser encaminhado através dos deputados social-democratas eleitos pelo Círculo de Braga.
A resposta não agradou ao MRCV, sabendo-se que parte da oposição a Vizela estava precisamente instalada nesse grupo de deputados.

1992 - José Maria Ferreira é eleito Presidente da Direcção do Centro Cultural e Desportivo de Santa Eulália. Foi reeleito em 1998.

2018 - Armando Joaquim Silva Peixoto Coelho passa ao Quadro de Honra da Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vizela. Foi admitido bombeiro em 1983.

2020 - Portugal registou mais 663 infetados com covid 19 elevando para mais de 19.600 o número de casos. Desde o início da pandemia morreram 687 pessoas infetadas com Covid-19 em todo o País, uma em Vizela.

NESTA  DATA  FALECEU
2008 - Miguel Ângelo Fontão Coelho Dias (S. João)
2008 - António Vaz (S. Adrião)
2019 - Cecília Sousa Ferreira Gomes (Vilarinho) 
2022 - Maria Rosa (S. Miguel)
2023 - Arnaldo Almeida-Patego (S.Miguel)

---------------

Eventos históricos

Partilhar