22 ABRIL DATAS DA HISTÓRIA

1906 - Após vários conflitos entre as diversas bandas filarmónicas de Vizela, havendo casos de agressões e até tiros, o Administrador do Concelho em Guimarães, António Coelho da Motta Prego, ameaça por comunicado mandar para Vizela forças da ordem militar para por fim às contendas. O sério aviso parece ter dados resultados práticos.

2004, - Reunião da Câmara de Guimarães aborda declarações proferidas pelo Presidente da Câmara Municipal de Vizela, Francisco Ferreira, assim descrita pelo Guimarães Digital: "Está ultrapassada a questão das polémicas declarações do Presidente da Câmara Municipal de Vizela, sobre uma alegada reunião que combinou a criação do concelho vizelense onde estaria presente o seu homólogo de Guimarães. O PSD aceitou retirar uma moção que tinha apresentado para votação, tendo em vista clarificar o assunto e exigir que Francisco Ferreira recolocasse, publicamente a verdade sobre esta matéria. O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães disse esta quinta-feira, no decorrer da reunião do Executivo, que o assunto está mais que sanado, reiterando que nunca participou em qualquer reunião com objetivo de combinar a criação do concelho de Vizela. De resto e na sua opinião, o órgão executivo Municipal não se pode perder com minudências. O PSD continua a afirmar que as declarações de Francisco Ferreira foram graves e que a atitude de António Magalhães deveria ter sido outra, reagindo de imediato ao que se tinha passado. No entanto, Carlos Vasconcelos acabou por aceitar a retirada da moção. Sobre esta polémica, a CDU continua a afirmar que nunca se sentiu ofendida, uma vez que foi a única força partidária que desde o início da criação do concelho de Vizela manteve a mesma postura e posição, favoráveis à criação do novo concelho."

2018 -Termina o Campeonato de Portugal 2017-2018. O FC Vizela faz o derradeiro jogo desta fase inicial em Ponte da Barca onde vence o (despromovido) Atlético por 0-2. A equipa vizelense já estava apurada como campeã da Série A para o play off de subida marcado para dia 6 de maio e com as seguintes equipas: Vizela (1.º da série A), Felgueiras (1º Série B), União de Leiria (1.º Série C), Mafra (1.º da Série D), Farense (1.º da série E),  Prozis/Vilaverdense  (2.º da série A) ; Lusitano de Vildemoinhos (2º) e Vilafranquense (2º).

2021 - Dora Gaspar renuncia ao mandato de Presidente da Concelhia do Partido Socialista de Vizela.

2022 - Termina a obrigatoriedade de usar máscaras exceto em locais vulneráveis como lares, hospitais, etc.
---
FALECEU NESTA DATA

2001 - Maria Rosário Silva Ferreira Costa (S.Miguel)

2002 - Gabriel Coelho (S.Miguel)
2009 - Maria da Conceição de Sousa (S. João)
2012 - Faleceu Glória Almeida Silva (Infias)
2014 - Manuel Ribeiro (S. Miguel)
2019 - Maria Fátima da Silva Pereira (M. Cónegos)
2019 - Isabel Maria Pereira Teixeira (S. Miguel)

2021 - Julieta Natália Campos Evangelista (S.Eulália)

2023 - Maria Conceição S.C. Leite (S.João)

2023 - António Fernando Cunha Ribeiro (S.Eulália)

-----------------------------

Eventos históricos

1500: Desembarque de Cabral em Porto Seguro (1904), óleo sobre tela de Oscar Pereira da Silva.


Partilhar