29 DE ABRIL AS DATAS DA HISTÓRIA

Vídeo RTP


1974 - Realiza-se a rua Dr. Abílio Torres uma manifestação de apoio ao Movimento das Forças Armadas, em especial ao Marechal António Spínola (amigo de Vizela concedera o nome de Nova Vizela a uma

província ultramarina). Da montra da hoje Biblioteca Municipal discursou Manuel da Costa Campelos ladeado por José Ribeiro Ferreira, presidente da Junta de Freguesia de S. Miguel e de António Oliveira, presidente da Junta de S. João, estando ainda presentes Américo Oswaldo entre outros oradores.
A banda da Sociedade Filarmónica Vizelense, com o maestro Costa Vieira na batuta, tocou o hino depois de centenas de vizelenses desfilarem nas ruas de Vizela dando vivas ao 25 de abril.

 

Comércio de Guimarães, 1964

1964 - Morre o comendador João Pereira de Magalhães, fundador da Textil Vizela, sócio benemérito da Real Associação dos Bombeiros Voluntários de Vizela.


1994
-O jornal O Povo de Guimarães faz manchete e entrevista ao Presidente da Junta de S. Miguel depois de Dinis Costa ter feiro introdução de força na Assembleia Municipal de Guimarães reclamando para Vizela o estatuto de Centro Urbano no concelho de Guimarães e não de "uma simples freguesia".

2006 - Terceiro Grande Prémio da Canção "Sons da Primavera", no Cine Parque, organizado pela Sociedade Filarmónica e Câmara, ditou Rui Almeida, de Vizela como 1⁰ classificado em "versões" com o tema Rio Vizela Enamorado (da autoria de João Madureira) e nos "inéditos", Vânia Macedo, de Amarante foi a vencedora.

2006 - Inauguração da sede do Partido Social Democrata de Vizela na Rua Fonseca e Castro. Preside à cerimónia o deputado da Assembleia da República Vergílio Costa.

2007 - Inauguração do  Parque de Estacionamento da paróquia de S. João das Caldas pelo arcebispo de Braga D. Jorge Ortiga.


2012 - CCD de Santa Eulália sagra-se campeão da Divisão de Honra da AF Braga e sobe pela primeira vez à 3ª Divisão nacional. João Fernando é o treinador e Carlos Faria o presidente.


2012 - O Vizela vence em Chaves por 3-4 numa das partidas mais emotivas da sua história. Tinha obrigatoriamente de vencer para continuar na II Divisão. O golo foi apontado no último minuto numa grande penalidade convertida por Nani. Treinador Quim Berto, presidente Eduardo Guimarães.

2012 - Miguel Cunha é reeleito presidente do Clube Turístico e Desportivo de Vizela.

2020 - A pandemia novo coronavírus a Covid 19 provoca uma centena de infetados no concelho de Vizela.

2023 - Já com a manutenção garantida na I Liga, o FC Vizela, treinado por Tulipa, perde em casa com o aflito Paços de Ferreira por 1-2. Ler+aqui

NASCIMENTOS
1992 - Leandro Borges, jogador do FC Vizela em 2018-2019.
- André Pinto (jogador formado no FC Vizela.

FALECEU NESTA DATA

2003 - Francisco Faria (S.Miguel)

2012 - José Pedrosa Vila Real (S.João)
2014 - Rosa Pereira (S. João)
2020 - Alexandre Mendes (S.Eulália) 

2021 - Maria Madalena Alves (S.Miguel)

2021 - João Mendes (S.Eulália)


Eventos históricos

Partilhar