Apoios a associações desportivas vizelenses

Dando sentido a uma estratégia de desenvolvimento desportivo municipal, a Câmara Municipal implementou o Vizela Cidade Desportiva, um plano de intervenção que assenta essencialmente na promoção do desporto em todas as Freguesias e para todo o Território, para todas as Pessoas e para todas as Idades e para todos os Clubes e para todas as Associações.


Assim, e no seguimento da política de apoio ao associativismo desportivo e da deliberação da reunião do Executivo Municipal de Vizela de 14 de abril transato, o Presidente da Câmara Municipal assinou os protocolos de atribuição de apoio financeiro com as associações desportivas do Concelho.

Estes protocolos preveem a atribuição de apoio financeiro ao associativismo desportivo para o desenvolvimento e realização das suas atividades regulares, no valor toral de cerca de 186.000,00€, de forma a proporcionar-lhes meios adicionais para suportar os encargos decorrentes do desenvolvimento das suas atividades.

A atribuição destes apoios vem na continuidade da adoção desde o inicio deste mandato, de novos critérios objetivos na atribuição de apoios às instituições de cariz desportivo, no âmbito do Regulamento Municipal de Atribuição de apoios ao associativismo, de forma a cumprir com os princípios de Transparência, Igualdade e Justiça que devem presidir à distribuição equitativa dos recursos públicos.

Assim, estes apoios passaram a ser calculados a partir da duplicação do somatório do custo com inscrição na respetiva federação, seguro desportivo, cartão de jogador e exame médico desportivo, tendo por objetivo nivelar e criar critérios de igualdade entre as associações desportivas.

Importa ainda acrescentar que no decorrer deste ano, a Câmara Municipal de Vizela apoiou também as associações desportivas com os custos de funcionamento das infraestruturas desportivas.

De realçar que a vertente desportiva do Concelho é rica nas mais diversas modalidades e consegue, através das diversas associações e clubes, um papel preponderante na comunidade municipal e até projeção a nível nacional e internacional.

"Assim, e apostando numa política desportiva mais transparente e de acordo com os recursos disponíveis, a Câmara considera fundamentais as parcerias com o movimento associativo, contribuindo positivamente para a generalização do acesso à prática desportiva" - refere a Autarquia.

Partilhar