10 DE MAIO AS DATAS DA HISTÓRIA

1874 – 'Camilo Castelo Branco está de malas feitas para Vizela novamente'.



1874 - Camilo Castelo Branco fala numa carta a Francisco Gomes de Amorim na sua deslocação para Vizela, nos seguintes termos:
«Dizem-me que vá, este ano, experimentar as Caldas de Vizela. Isto não serve de nada, mas vou. Banhos quentes ministrados a quem está exausto de forças, parece-me bestialidade científica. No entanto, vou, como holocausto da ciência».

1905 - Abre na rua Dr. Abílio Torres (próximo da igreja de S. João) a Pharmácia Pombeiro, filial da farmácia com o mesmo nome, da cidade do Porto. Era gerida pelo sócio Manoel António Esteves Campante (avô do eng. Adelino Campante) que viria a comprar ao Sr. Pombeiro a restante parte do estabelecimento dando-lhe de seguida o nome de Farmácia Campante. Era o único estabelecimento de Vizela a vender as afamadas águas medicinais Vidago, Melgaço e Pedras Salgadas. Estas águas, por alteração legislativa, viriam depois a ser vendidas em todos os estabelecimentos alimentares.

1968 - Morre em combate na Guiné em defesa da Pátria o militar Fortunato da Silva Gonçalves da Companhia de Artilharia 1614. Era natural de Santa Eulália, freguesia onde se encontra sepultado.

1953 - Homenagem póstuma dos Bombeiros ao compositor Joaquim Chicória com o descerrar de uma placa na casa onde faleceu em 23 de Março de 1951 na Praça da República.

1982 – O Futebol Clube de Vizela sagra-se pela segunda vez campeão Nacional da III Divisão.

1982 -
José Manuel Marques, Silvíno Teixeira (f) e Gaspar Barbosa Mota, fazem greve de fome no Rossio em Lisboa de forma a chamarem a atenção da opinião pública para a restauração do concelho de Vizela. O assunto iria ser discutido no dia seguinte na AR.


1998 - Nos 121 anos da Real Associação é apresentada a primeira equipa de mergulho composta pelos bombeiros voluntários Justino Peixoto, António Barbosa Pinto, José Ascensão Marinho, Avelino Alves Ribeiro, António Ferreira Ribeiro e Pedro Pereira Ribeiro. É presidente da Corporação João Ilídio Costa e Américo Oswaldo, comandante.


2009 - Bombeiros de Vizela comemoram 132 anos. Chefe Adão Carvalho é promovido a Adjunto do Comando composto por Rogério Pinto Caldas (Comandante, já falecido) e Paulo Oliveira (2º Com.).


2012 - António Manuel Ribeiro Oliveira passa ao Quadro de Honra da Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vizela. Foi admitido bombeiro em 1983.


2019 - A vizelense Carla Salomé Rocha é eleita, a melhor atleta europeia do mês, em votação levada a cabo nas redes sociais da Associação Europeia de Atletismo.Recolheu 2515 dos votos, batendo a concorrência da bielorrussa Hanna Malyshik, da holandesa Sifan Hassan, da italiana Eleonora Giorgi e da espanhola Trihas Gebre.

2020 - Não se realiza a festa do 143º aniversário dos bombeiros devido à pandemia covid.

2020 - Estava marcada para este dia a última jornada da fase regular do Campeonato de Portugal (cancelado pela FPF a 8 de abril). O jogo Maria da Fonte-Vizela foi anulado devido à pandemia covid-19.

NESTA DATA NASCEU 
1977 - Ricardo Vieira, músico e cantor vizelense.

1976 - Ana Silva, (Câmara Municipal Vizela).

1979 - Emanuel Simões, ex-treinador do FC Vizela.

FALECEU NESTA DATA
1969 - Joaquim Oliveira, Sedas Vizela. Ler mais aqui.
2022 - Fernanda Rosas Alves (S.Miguel)
2023 - José Luís Ferreira Ribeiro (S.Miguel)

Eventos históricos

1933: Queima de livros na Opernplatz em Berlim.
1946: Réplica de um foguete V-2.
1975: Gravador de videocassete Betamax.

Partilhar